Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

A renda do idoso no cenário da economia atual

 

 Divulgação

Segundo a FGV Social, quase 63% da renda dos idosos são provenientes de pensões e aposentadorias; mas o cenário de contas a pagar é desafiador

  

Atualmente, o Brasil registra um intenso envelhecimento populacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nacional acima dos 60 anos de idade triplicou nos últimos 50 anos, passando de 5,8% na década de 70 para 18,8% em 2020.

Esse fenômeno, amplamente registrado em diversos países do mundo, tem diferentes fatores entre os motivos, sendo os mais destacáveis: a menor taxa de fecundidade, isto é, de nascimentos e a melhora no processo de envelhecimento, em termos de saúde do idoso, velhice assistida, aumento do salário mínimo, seguridade social, aposentadoria e outros.

A expectativa de vida de um brasileiro, ao nascer, já ultrapassa os 75 anos de idade, e deve continuar se elevando com o passar do tempo. No entanto, quando falamos em finanças para idosos, alguns pontos merecem ser analisados:

 

Idosos enquanto alicerces financeiros

Conforme dados de uma recente pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 21% dos aposentados brasileiros continuam ativos no mercado de trabalho. Desse total, 47% afirmam que o fazem por necessidade financeira. A pesquisa ainda revela que 91% dos aposentados brasileiros ajudam ativamente no orçamento familiar, e 43% são os principais responsáveis pelo sustento da casa.

 

Idosos enquanto pagadores

Segundo um recente estudo da Serasa Experian, os consumidores com 60 anos ou mais são os pagadores mais pontuais do empréstimo pessoal, embora tenham direito ao crédito e ao cartão consignado. De acordo com o levantamento feito no mês de maio deste ano, a população componente desta faixa etária, teve uma taxa de pontualidade de 91,3%, representando o maior índice na comparação com os demais grupos de idade. Além disso, os idosos brasileiros que pagam suas parcelas de crédito em dia estão acima da média nacional, que é de 85,8%.

 

Família de idosos em situação de crise

De acordo com dados da FGV Social, quase 63% da renda dos idosos são provenientes de pensões e aposentadorias, o que garante estabilidade às famílias por meio da regularidade do ganho. No entanto, a pandemia de Covid-19 provocou a transformação desse cenário: com o óbito de idosos, principal parcela da população afetada pelo vírus SARS-CoV-2, a falta de renda a essas pessoas acabou levando muitas famílias ao endividamento e, como consequência, ao empobrecimento.

Todos os pontos analisados refletem um impacto em grande parte da população nacional, idosa ou não. Portanto, vale rever alguns hábitos no tratamento ao dinheiro no período de terceira idade, de forma a respeitar a aposentadoria ou descanso remunerado daqueles que trabalharam a vida toda e, agora, precisam de apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados