Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

6 dicas para economizar estudando fora

Ao morar em outro país, um bom planejamento financeiro é essencial para controlar os gastos do dia a dia e aproveitar a experiência da melhor forma possível


Estudar no exterior é um processo que exige muitas responsabilidades, não apenas em aspectos pessoais, mas também em aspectos financeiros. Além do custo da universidade e da acomodação, o estudante precisa considerar os gastos com alimentação, transporte, saúde e lazer, por exemplo. E com os impactos financeiros causados pela crise do novo coronavírus e as incertezas no setor econômico nacional e mundial, saber organizar bem as finanças e se planejar a longo prazo são hábitos que se tornaram ainda mais importantes.

Pensando nisso, a OK Student, consultoria acadêmica para estudantes brasileiros que querem ingressar em uma universidade no Reino Unido, separou seis dicas essenciais para auxiliar jovens que sonham em estudar fora do Brasil, mantendo o orçamento sob controle e aproveitando ao máximo a experiência. 

  1. Faça um controle semanal dos gastos

Controlar as despesas semana a semana permite que o estudante analise seus principais gastos e tenha uma visão mais ampla de seu orçamento. Para isso, é fundamental criar uma planilha para organizar todos os valores separadamente e, assim, identificar quais gastos são essenciais e o que pode ser eliminado.

  1. Repense o que realmente é essencial

É importante que o estudante saiba distinguir entre os itens essenciais para sua estadia no exterior e os supérfluos. Esse deve ser um exercício diário de reflexão sobre o que é necessário adquirir naquele exato momento e o que pode ser deixado de lado. Com a empolgação de estar em outro país e com uma certa autonomia financeira longe do controle dos pais, o jovem pode comprar por impulso e se arrepender no final do mês.

  1. Procure um trabalho no tempo livre

Trabalhar durante a graduação ou pós é a realidade da maioria dos estudantes internacionais. Nesses casos, é possível procurar um emprego part-time, no qual se trabalha por 4 horas por dia em um restaurante, loja, hotel ou comércio, por exemplo. Assim, além de ajudar com as despesas, o estudante tem a possibilidade de desenvolver habilidades pessoais, treinar o idioma e aprender a lidar com novas responsabilidades.  

  1. Pesquise alternativas

Por mais econômico que o estudante seja, ele terá de realizar a compra de itens básicos e será muito enriquecedor explorar a cultura local durante a experiência. Mas em vez de comprar algo na primeira loja ou entrar no primeiro centro cultural que encontrar, é válido pesquisar opções mais baratas na região. Na Inglaterra, por exemplo, há muitas opções gratuitas de lazer, como museus e parques, e algumas cidades oferecem até descontos exclusivos para estudantes em passeios turísticos e atividades culturais.

  1. Evite comer fora todos os dias

Sem dúvidas, conhecer os restaurantes da cidade é uma experiência que não deve ser deixada de lado. Porém, se essa for uma prática diária, pode trazer prejuízos ao final da viagem. Em vez de procurar a opção mais rápida e prática, aprenda a cozinhar e organize suas refeições. Além de ser mais econômico, é uma prática que permite uma alimentação mais saudável e ajuda no desenvolvimento da autonomia.

  1. Aproveite o transporte público

Uma boa forma de economizar em uma viagem internacional é utilizar o transporte público sempre que possível. Deixe o táxi e aplicativos de transporte para emergências, e procure por ônibus, metrôs, trens ou até bicicletas. Além de aproveitar melhor a vivência na cidade, o dinheiro guardado no transporte pode ser usado para outros fins.

 


OK Student 

www.okstudent.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados