Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

10 passos para alcançar metas

 Quer conquistar os seus objetivos? Especialista em psicologia positiva ensina dicas que ajudam na mudança de comportamento

 

A chegada desse período de fim de ano nos inspira a refletir sobre o que desejamos conquistar em 2021. Mas somente pensar a respeito não basta. Apenas ter intenções nem sempre é o suficiente. “É preciso, também, se planejar e estar disposto a agir. Afinal, definir metas significa uma mudança de comportamento”, diz Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia

Para ajudá-lo nessa empreitada, ela separou 10 etapas fáceis de serem colocadas em prática. “São passos para quem almeja transformar desejos em realizações de sucesso. E o melhor: todas as dicas são baseadas em evidências científicas!”, reforça a especialista, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit.

Acompanhe a seguir:

 

  1. Primeiro, estabeleça o grande objetivo

O que você gostaria de realizar no próximo ano? Por exemplo: ter uma rotina de atividade física. Esse objetivo pode incluir um pouco de alongamento, treinamento de força e exercícios aeróbicos em cerca de 20 minutos, durante 5 dias por semana.

 

  1. Em seguida, divida essa ideia mais ampla em metas de longo prazo

Elas levam até três meses para serem cumpridas. Ainda utilizando o exemplo que mencionei, uma meta de longo prazo é fazer 12 semanas de exercícios físicos.

 

  1. Agora, divida o objetivo novamente em metas de curto prazo

São as que levam de uma a três semanas para serem realizadas. Algumas metas de curto prazo podem ser:

  • Procurar um personal para preparar os treinos.
  • Memorizar os circuitos e aprender a fazê-los corretamente.
  • Cumprir duas semanas de atividade física.

 

  1. Depois, divida o seu objetivo em passos muito específicos e fáceis

O que você pode fazer hoje? E amanhã? O primeiro passo é ligar para o personal, que montará os exercícios para você? Ou aprender os alongamentos de aquecimento assistindo a vídeos no YouTube? Siga esses passos até que eles fiquem tão fáceis que você sinta pouca ou nenhuma resistência.

 

  1. Ajuste seu ambiente para tornar as coisas mais fáceis

Somos muito influenciados pelas pessoas, lugares e tudo aquilo que está perto de nós. Então, vale a pena acertar o ambiente para facilitar as coisas. Na prática, remova as tentações. Se o objetivo é parar de verificar o celular enquanto dirige, mantenha o telefone longe. Outra dica é ter certeza de que aquilo que precisamos é fácil e conveniente. Quer comer mais frutas? Deixe-as em lugares visíveis na cozinha.

 

  1. Envolva outras pessoas, mesmo se você for introvertido

Muitas vezes, nós podemos nos forçar a realizar algo se isso nos faz sentir mais parte de um grupo. Essa atitude aprofunda e aumenta nossas conexões sociais de alguma forma. Converse com outras pessoas a respeito do seu objetivo. Se a ideia é fazer exercícios, fale com quem já pratica.

 

  1. Identifique por que seu objetivo é importante para você

Pense menos no que você quer alcançar e concentre-se em como deseja se sentir. Identifique o “porquê”. Nessa hora, as emoções são muito mais motivadoras do que as metas por si só. Talvez você queira mais felicidade, confiança ou calma. Então, diga: “vou estabelecer essa rotina de exercícios porque sei que ela vai aumentar a minha energia. Estar cheio de disposição é muito importante para mim”.

 

  1. Faça seu objetivo estar na sua identidade

Mude o seu comportamento também com as palavras. Passe a dizer: “eu sou uma pessoa que faz exercícios”. A cada novo dia de atividade física, você mesmo notará que cumpre o que se propõe a fazer.

 

  1. Deixe o comportamento mais atraente

Quando o cérebro identifica uma recompensa potencial, ele libera dopamina, um mensageiro químico do bem-estar. Essa substância nos motiva e cria um sentimento real de desejo. As recompensas precisam ser imediatas ou, melhor ainda, incorporadas à rotina, quando possível. Faça os exercícios ouvindo suas músicas preferidas, por exemplo. Isso deixa a atividade mais atraente.

 

  1. Torne o comportamento um hábito

Uma vez que um comportamento está no piloto automático, tudo fica mais fácil. Não precisamos de muita força de vontade para realizar aquilo que é habitual. Encaixe seu objetivo a sua rotina ou a uma programação. Por exemplo: “todos os dias, às 7 horas, após tomar café da manhã, vou me exercitar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados