Pesquisar no Blog

sábado, 19 de setembro de 2020

Pediatra fala sobre retorno das aulas e a pandemia

Saúde mental e socialização são pontos fundamentais para o desenvolvimento infantil, segundo a médica


A pandemia de Covid-19 mudou a rotina de todo o mundo. Para os adultos, a sobrecarga com o home office e as tarefas domésticas e a ameaça do desemprego se tornaram pesos a serem levados no dia a dia. Para as crianças, a ausências das aulas, o tédio por não poder sair e a falta de compreensão do que está acontecendo também causam impactos importantes.

"A escola é o primeiro campo de batalha na vida de uma criança. Lugar que vai muito além de aprendizado de conteúdo. Ali são desenvolvidas habilidades emocionais, contribuindo para o desenvolvimento cerebral", conta a pediatra Dr.ª Flávia Oliveira, da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde é o bem-estar físico, mental e social do indivíduo e não apenas a ausência de doenças. Dessa forma, os números do estrago da pandemia são ainda maiores do que os mostrados diariamente pela mídia: aumento de transtornos mentais, feminicídio, violência domiciliar etc. "São seis meses de privação do convívio com amigos, professores e até familiares. Muitos dizem que é um ano perdido, mas a perda de conteúdo é até secundário porque o papel e a importância da escola vão além disso", diz a médica.

Dr.ª Flávia ressalta ainda o estresse tóxico causado do número elevado de horas frente às telas que pode gerar alterações permanentes na arquitetura cerebral das crianças. "A formação cerebral termina por volta dos 20 anos de idade, sendo muito vulnerável às experiências adversas", explica.

A retomada das aulas no exterior dá um norte de como podemos agir no Brasil, com exemplos do que deu certo ou não. A pediatra destaca que os pais precisam de opção, uma vez que as necessidades são muito particulares. "O retorno deve ser voluntário para aquelas famílias que necessitam da escola para manutenção de sua estrutura ou mesmo para aquelas que julgam essa ser a melhor opção para seus filhos", conclui.

 



Dra. Flavia Oliveira Pediatra e Neonatologista

Clínica MEDPRIMUS

http://www.medprimus.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados