Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O que professor e aluno têm a dizer sobre estudos na quarentena? Conheça dez dicas para manter o rendimento neste período

No Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, a tecnologia já estava presente na rotina de estudo; docentes e alunos contam como aproveitar ainda mais os conteúdos em casa


A pandemia exigiu adaptações. Escolas, professores e alunos precisaram reaprender como se relacionar para continuar com as aulas no primeiro semestre de 2020. Mesmo os estudantes do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que já usavam ferramentas como o Microsoft Teams e estavam habituados ao compartilhamento de arquivos e entrega digital de tarefas, sentiram a intensificação do uso, mas conseguiram se adequar e manter os bons resultados.

Sem dúvidas, quando o uso da tecnologia é algo que já faz parte da rotina, fica mais fácil encarar essa transformação na educação. Por isso, com base em suas experiências, professores e alunos do Senac São Paulo elaboraram dez dicas para ajudar quem vai seguir no modelo remoto nos próximos meses. Confira:


1. Durma bem e esteja pronto para as aulas: é importante estabelecer uma rotina com horário para dormir e acordar, respeitando a média de 8 horas de sono. "Uma noite bem dormida, segundo estudiosos do sono, acabam com a preguiça, o que é crucial para um bom aprendizado. Preguiça e bom desenvolvimento não combinam. Energia total!", comenta Regiane Teixeira Moreira, professora de Linguagens e Suas Tecnologias do Senac Campinas.


2. Compartilhe suas necessidades com a equipe pedagógica: Não deixe de manifestar suas necessidades para os coordenadores do curso. Fique atento às orientações da escola e tire todas as suas dúvidas para aproveitar suas aulas. "No começo, todos nós ficamos com dúvida se conseguiríamos acompanhar as aulas, mas o apoio da equipe da escola é fundamental para tirar as dúvidas, e isso tranquiliza e ajuda os alunos, o que facilita o conforto nessa nova rotina de estudos", comenta a aluna Nicoli Rodrigues, do Ensino Médio Técnico no Senac Pindamonhangaba.


3. Em dia com as tarefas: faça todas as tarefas atribuídas no prazo estipulado, pois tudo é pensado e preparado com muita dedicação para continuar ensinando de forma clara e dinâmica. "Temos o suporte dos professores e da equipe toda, que estão fazendo um trabalho incrível para manter o nível de aprendizado que teríamos se estivéssemos na aula presencial. Eles estão fazendo de tudo para ser a melhor experiência para os alunos, sempre dando a maior atenção possível, com ótimas explicações e aulas dinâmicas", afirma Bruno Telles, estudante do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba.


4. Tenha o seu espaço e o seu tempo: reserve os horários dos seus estudos e escolha um local da casa. "Selecione um espaço onde consiga montar sua estação de estudo e que possa ser posteriormente desmontada para retornar à função original, por exemplo, a mesa de jantar ou seu próprio quarto", indica Carolina Sampaio Machado, professora de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Senac Ribeirão Preto.


5. Alimente-se e hidrate-se bem: "fast food são deliciosos, mas nada saudáveis, equilibre sua alimentação para manter a energia em alta", recomenda a professora Regiane. Não se esqueça de beber água também.


6. Atenção, estudante está on-line: leia, pesquise, escreva e tente não desviar sua atenção, motive-se e aproveite cada segundo das aulas e dos momentos de estudo. "Comunique às outras pessoas que residem na mesma casa que naquele horário você estará estudando, para evitar interrupções ou distrações", lembra Carolina, do Senac Ribeirão Preto.


7. Permita-se relaxar: é muito importante também ter um momento de descontração para relaxar a cabeça e refletir sobre os conteúdos discutidos durante as aulas. "Pense em pequenas recompensas que poderiam criar para si mesmos, como: assim que terminar de estudar o que planejei, vou assistir um episódio da minha série favorita, para assim manter a motivação", complementa Carolina.


8. Seja colaborativo: que tal fazer anotações em sites que são salvos na nuvem? "Essas ferramentas dão a oportunidade de compartilhar suas anotações com outros alunos e professores, o que proporciona uma aprendizagem colaborativa", complementa Rodrigo Lopes Carbogim, professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Pindamonhangaba. Afinal, sempre podemos aprender com diferentes pontos de vista e a sua dúvida pode ser a mesma de outra pessoa.


9. Utilize aplicativos e organize-se: aproveite o melhor que a tecnologia pode nos oferecer para facilitar a rotina de estudos, como aplicativos de organização, agenda e listas de tarefas. "Assim, você consegue sinalizar quais são as suas pendências e observa as principais datas de entregas de projetos. Quando o calendário está sincronizado com outros aplicativos, ajuda a notificar o aluno dos principais prazos, evitando a procrastinação", acrescenta Rodrigo.


10. Aproveite os seus próprios interesses: é possível também aliar o que você gosta aos estudos, tornando este momento ainda mais proveitoso. "O estudante precisa ter um foco de estudo a partir dos seus próprios interesses. Por isso, pode acessar conteúdos em vídeos ou podcasts que constroem conexões com as principais situações de aprendizagem do curso", finaliza o professor. Existem ainda outras plataformas digitais de apoio à prática pedagógica que contribuem para o desenvolvimento da criatividade e senso crítico, que são competências e habilidades essenciais para o século 21. Desta maneira, você não estará decorando, mas construindo o seu próprio repertório e, por isso, a aprendizagem será muito mais significativa.

 



Ensino Médio Técnico - Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: http://www.sp.senac.br/ensinomedio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados