Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Entenda o que é ‘alergia’ ao dinheiro e como isso prejudica a vida das pessoas

Você tem alergia ao dinheiro? Talvez você tenha e nem saiba! Esse é um importante tema que o autor Reinaldo Domingos trata em seu novo livro Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? (Editora DSOP).

A tal alergia não se refere ao contato físico com o dinheiro, como Domingos explica. "Quando falo de alergia não estou falando do dinheiro em espécie, mas o que ele representa para as pessoas. Muitas não conseguem reter o dinheiro, e ele simplesmente passa pelas mãos delas. É como se tivessem uma espécie de alergia mesmo. Algo que faz com que as pessoas tentem se livrar do agente alérgeno o quanto antes", explica.

A contatação do autor veio de muitos de seus atendimentos como terapeuta financeiro, no qual atendeu muitas pessoas recomendadas por psicólogos, que, entre seus problemas e traumas, apresentavam ausência de domínio do dinheiro.

"Fica evidenciado que o dinheiro para boa parte das pessoas é tratado como fim e não como meio. Isso se agrava ainda mais quando migramos do papel moeda para o digital, ou seja, não o enxergamos, tampouco dominamos o caminho que ele percorre. Ao nos depararmos com a necessidade de tê-lo, nos frustramos e até praticamos a autossabotagem, e possivelmente nos questionamos se ganhamos pouco ou se somos pouco valorizados ou mesmo tentamos descobrir onde todo o valor foi gasto", detalha o autor do livro.

Contudo, na obra Reinaldo Domingos avalia que gastar o dinheiro não é um problema. Aliás, a obra explica que é importante gastar sim. O que é observado e recomendado é que gaste com equilíbrio entre as necessidades e os sonhos.

Pensando dessa forma, o antídoto para que esse problema da alergia seja resolvido é buscar pelo caminho que o dinheiro está percorrendo e o destino que a pessoa está dando para ele. Uma vez descoberto, o problema da alergia será resolvido. "Não devemos amar nem adorar o dinheiro, e sim respeitá-lo, porque ele é o meio que nos leva a realizar nossos sonhos e propósitos", finaliza Domingos.


Sobre o livro

O livro Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? (Editora DSOP) é uma importante reflexão sobre os motivos dos impactos tão pesados das crises na vida dos brasileiros e o que estes precisam aprender para enfrentar esses momentos de forma estruturada, apontando para uma ferida bastante incômoda aos cidadãos: a incapacidade de lidar com as adversidades, inclusive econômicas.

O conteúdo foi escrito por Reinaldo Domingos durante o confinamento ocasionado pela pandemia do COVID-19, na qual observou as características das pessoas e famílias que levam ao momento calamitoso financeiramente que o país passa em relação ao dinheiro.

A obra será lançada no próximo dia 21 de setembro às 19h30. O evento será uma megalive gratuita e para participar o interessado precisa apenas realizar o cadastro no link - http://info.dsop.com.br/lancamento-livro-online .


Sobre o autor

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e diversas outras obras.


Serviço

Lançamento - Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? (Editora DSOP)
Autor - Reinaldo Domingos
Data - 21 de setembro
Hora - 19h30
Local - evento online
Inscrições - http://info.dsop.com.br/lancamento-livro-online
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados