Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Conheça mais sobre o café da manhã super diferente e típico da Turquia


Azeitonas, tomates, pepinos, queijos, ovos. Já pensou em começar o dia assim?


Sabe-se que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, quando bem reforçado, ajuda a dar energia para encarar qualquer rotina. Mas os turcos levam isso muito a sério. Por lá, o café é de fato o momento de mesa cheia e comunhão familiar, parecido com a nossa importância ao almoço. A primeira mesa do dia na Turquia é vegetariana e orgânica, com combinado de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e fibras.

Assim como o brasileiro começa seu dia com uma boa xícara de café, os turcos tomam um belo copo de chá-preto, típico da Turquia, fresquinho e bem quente, que ajuda a regular a pressão sanguínea e o coração. A bebida é rica em flavonoides, que são antioxidantes responsáveis por melhorar o fluxo sanguíneo, dilatando as artérias e reduzindo as chances de ter um infarto. É servido em lindas xícaras de vidro canelado, agregando estética ao café da manhã. O formato remete à flor simbólica do país, a tulipa. Consumido também ao longo de todo o dia, a Turquia é o país que mais consome chá no mundo. Utilizando um bule de dois andares, chamado de çaydanlık, separa-se uma parte bem concentrada de chá-preto com outra abaixo de água fervente. A dosagem de chá / água vai de acordo com o gosto de cada um.

Azeitonas, salada de tomates e pepinos, queijos e ovos são a base, acompanhados com fatias de pão. É comum ainda ter pimentas como tempero.Pepinos Çengelköy, que são menores e mais saborosos do que pepinos normais, são normalmente servidos como salada, temperados com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal para realçar o sabor. O queijo branco é absolutamente obrigatório em qualquer café da manhã, e normalmente há uma variedade de quatro tipos diferentes.

Dono do canal de gastronomia Paleodelícia e participante da quarta temporada do Bake Off Brasil: Mão na Massa, o chef Thiago Ribeiro, ensinou em suas redes sociais o Menemen, um prato típico nas manhãs turcas, que tem de tudo um pouco do que já listamos.


MENEMEN

Foto: @paleodelicia


Ingredientes:


Meia cebola picada

1 pimenta dedo de moça

1 pimentão amarelo e 1 vermelho picados

1 lata de tomates pelados

½ xícara de chá de água 

5 ovos

Sal a gosto

Alecrim ou erva-doce, hortelã, orégano ou coentro a gosto

Azeite a gosto



Modo de preparo:

Refogue em uma panela com azeite, meia cebola finamente picada com 1 pimenta dedo de moça e alecrim (ou erva-doce), quando estiver transparente coloque um pimentão amarelo e um vermelho picados finos e refogue por mais 3 minutos. Acerte o sal, adicione 400g ou uma lata de tomates pelados e meia xicara de chá de água. Deixe cozinhar por 5 minutos, faça algumas cavidades e adicione os ovos.

Cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo até que as claras estejam cozidas. Sirva com pão pita, simit ou outro de sua preferência.

 



Facebook: Descubra-Turquia

Instagram: @DescubraTurquia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados