Pesquisar no Blog

sábado, 1 de agosto de 2020

A importância das vacinas obrigatórias para cães e gatos


Assim como os humanos precisam ter as suas vacinas em dia, a mesma atitude acontece em relação aos pets. A imunização é essencial para a saúde e bem-estar dos bichinhos de estimação. 

Contudo, é muito comum que tutores considerem apenas a vacina antirrábica como a única necessária. Na verdade, existem uma série de vacinas obrigatórias para cães e gatos que devem ser renovadas anualmente. 

A vacinação dos cães é uma questão de saúde pública, tanto que se tornou algo comum campanhas realizadas pelas prefeituras das cidades. 

Assim, como dito anteriormente, o protocolo de aplicação de vacinas deve começar ainda quando os cães são filhotes. Ou seja, com até dois meses de idade. A segunda dose precisa ser dada ao animal até os três meses. E a terceira dose, aos quatro meses.

Após a aplicação dessas três primeiras vacinas – respeitando os seus respectivos períodos -, o cãozinho já está apto para passear com o dono pelas ruas.  Mas engana-se quem pensa que só essas vacinas são suficientes.  

Também serão necessários reforços anuais, sempre com o devido acompanhamento de um médico veterinário.

Assim, são disponibilizadas as seguintes vacinas para os cães:

V8, V10 e V12, que combatem as as seguintes doenças: 


Cinomose (canina) 

Virose que afeta os órgãos respiratórios, apresentando sinais de febre e secreções purulentas; também atinge o sistema nervoso. É uma doença de alto risco de levar os cães à morte.


Parvovirose (Parvovírus Canino)

Vírus que atinge o trato digestivo dos pets. Causa diarreia, febre e imunossupressão. Também é uma doença de grande risco de levar os cães ao óbito caso não seja rapidamente diagnosticada e tratada.


Hepatite Infecciosa (Adenovírus Canino 1 - CAV - 1) 

Afeta o fígado dos cães. Gera febre e diarreia sanguinolenta. Nos quadros mais graves pode acabar causando problemas no sistema nervoso. Também pode causar a morte dos bichinhos.


Leptospirose 

Pode ser causada por diversos tipos da bactéria Leptospira. Ataca os rins e o fígado, também podendo levar o pet ao óbito. Além disso, pode ser transmitida aos humanos.


Coronavirose (Coronavírus) 

É bem semelhante à Parvovirose. Também é conhecida como gastroenterite infecciosa canina.



Parainfluenza 

É uma virose que causa sinais respiratórios como tosse, secreções e febre. Pode ser um dos agentes relacionados com a Tosse dos Canis, contudo, não é o mais comum.



Outras vacinas recomendadas


Antirrábica (Rhabdovirus)

Age contra a raiva. É extremamente importante de ser aplicada nos pets, principalmente porque não existe tratamento em animais. Por isso, a prevenção é de extrema importância.

Traqueobronquite infecciosa canina (Bordetella Bronchiseptica)

Conhecida como Tosse dos Canis. Apresenta sintomas de um resfriado, mas, caso não seja tratada, pode apresentar mais problemas para o cão. É altamente contagiosa.



Giárdia

É um parasita intestinal que promove muitos episódios de diarreia, vômitos e pode ser uma doença fatal caso não seja tratada corretamente. Entretanto, existem vermífugos que também podem ajudar no combate à essa doença. Os humanos também podem ser contaminados.


Leishmaniose

Sua transmissão ocorre através da picada do mosquito. Apresenta-se de duas maneiras: cutânea (com sintomas na pele do cachorro) ou visceral (atingindo os órgãos internos). É uma doença grave que pode ser transmitida para os humanos.



Vacinas para gatos

A vacinação nos gatos começa aos dois meses de vida, e deve ter reforço aos três meses. Depois disso, as doses são anuais. 

No caso dos gatos, há quatro vacinas disponíveis: V3, V4, V5 e a vacina de Raiva.

A V3 protege o animal das enfermidades:



Panleucopenia Felina (Parvovírus Felino)

Desenvolve-se rapidamente e pode levar o gatinho a morte. Seus sintomas são muito comuns, como vômito e diarreia -, e por isso é tão importante a prevenção.



Calicivirose (Calicivírus Felino)

Atinge principalmente o trato respiratório, podendo causar pneumonia.



Rinotraqueíte (Herpesvírus felino 1)

O contágio ocorre por contato direto e gera sintomas respiratórios e oculares bastante evidentes e muito parecidos com a Calicivirose.  

Dessa forma, a V4 previne as mesmas doenças que a vacina V3, além da proteção contra Clamidiose. Já a V5,  engloba as mesmas doenças que a V3 e a V4, mais a proteção contra a Leucemia Felina. E a Antirrábica é igual a fornecida aos cães. 



O que fazer em caso de atraso das vacinas

Não é indicado, mas sabemos que com a correria do dia a dia às vezes acontece de o tutor deixar passar a data correta de vacinar o pet. 

O ideal é explicar a situação para o veterinário e, a partir daí, seguir com o protocolo de vacinação adequado. 

Quando o animal está na fase adulta, não é tão grave assim atrasar alguma vacina, principalmente por que ele já passou pela primovacinação. Isto é, a primeira vez que o animal tem contato com as vacinas.

Entretanto, se for um filhote, o processo precisará ser reiniciado. 

Portanto, a cada dia fica mais claro a importância de se dar as vacinas obrigatórias para cães e gatos de forma correta. 

As consultas com um médico veterinário de confiança são de extrema importância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados