Pesquisar no Blog

sábado, 1 de agosto de 2020

Saúde pet: no inverno, redobre os cuidados com a saúde do seu cão

Os sintomas podem se assemelhar aos da gripe humana e, se não tratados, podem levar o animal a óbito


Assim como os humanos, os pets também são suscetíveis a doenças , muitas delas parecidas com as que nós contraímos. Por essa razão, se faz necessário uma atenção redobrada aos cuidados e sintomas que eles apresentam. Tosse frequente, espirros, secreção pelo nariz, boca e olhos, são alguns sinais de que há algo a ser investigado pelo médico veterinário.           .

  De acordo como Dr. João Gustavo P. de Souza, do Hospital Veterinário Lovely Dog, como alguns sintomas da Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina parecem simples, como tosses e espirros, é possível que o tutor ache que está tudo bem e por isso opte por não levar o cão ao médico. “O que é arriscado, pois em casos de cães muito jovens ou idosos, a Tosse dos Canis pode resultar num quadro de saúde mais grave, como pneumonia, o que pode ser fatal”, alerta.

A Tosse dos Canis ou Traqueo-bronquite Infecciosa Canina  é transmitida por vírus e bactérias e afeta animais de todas as raças e idades. O tratamento inclui antibióticos específicos e reforço imunológico. Exames de sangue e raio – X de tórax podem também ser solicitados a fim de identificar problemas secundários decorrentes da infecção.


Prevenção

A melhor forma de evitar que os cães sejam infectados e contraiam a Tosse dos Canis é através da vacinação. No entanto, “é importante ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz, mas diminui consideravelmente as chances de contágio”, explica Dr. João Gustavo.

  Como essa é uma doença típica de inverno, é importante evitar algumas práticas como:

- Passeios em horários mais frios;

- Expor o animal ao frio após um banho quente;

- O compartilhamento de comedouros e bebedouros.

- Caso o cachorro fique na área externa da casa, é fundamental que o tutor providencie um abrigo que o proteja do vento e das baixas temperaturas;

Apesar de bastante contagiosa entre os cães, a gripe canina não é uma zoonose, portanto não é transmitida para o homem.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados