Pesquisar no Blog

sábado, 8 de agosto de 2020

Receita para um bumbum lisinho

Referência no combate às celulites, cirurgião esclarece dúvidas e derruba mitos sobre o problema

 

A partir dos 30 anos, a queda na produção de colágeno atinge homens e mulheres, em um ritmo de 1% de perda ao ano. Uma das consequências é a flacidez da pele, favorável ao aparecimento das celulites. Como se não bastasse o processo natural, as mudanças drásticas da rotina durante a quarentena acentuaram o problema, principalmente em quem ganhou peso e acúmulo de gordura. 

“Muitos pacientes deixaram de se cuidar, de ter uma alimentação balanceada e de praticar atividade física”, diz o cirurgião Roberto Chacur, especialista no combate às celulites, citando três fatores que agravam o problema. 

Membro da ASLMS (American Society for Laser Medicine and Surgery) e coordenador de estudo com quase 3.000 pacientes sobre bioplastia de glúteos, Chacur prepara workshop no final de agosto sobre técnicas avançadas de combate às celulites. Aqui, ele esclarece dúvidas e desfaz mitos sobre o problema.

 

Confira:

 

Chás diuréticos após excessos alimentares:

“Desaconselhamos essas práticas porque, apesar de diminuírem a retenção hídrica, eles podem alterar o perfil bioquímico do paciente, com um distúrbio hidroeletrolítico de potássio ou sódio, por exemplo”.

 

Prejuízos à saúde: 

“Nos casos mais graves, o aumento da tensão nas fibroses leva à inflamação, formação de nódulos e dor. O tratamento da celulite em graus avançados requer intervenção médica para estimular a produção de colágeno com preenchimento e romper manualmente as fibroses que tencionam o tecido. Alguns autores dividem as celulites em quatro graus. O primeiro é o mais leve, e o quarto é o mais aparente, que acompanha um quadro de desconforto local e alteração da cor. Neste último, não temos apenas uma alteração do aspecto visual, mas também da questão funcional da região.”

 

Roupas apertadas:

“Roupa apertada atrapalha a circulação e o retorno venoso do corpo. Com isso, a circulação é prejudicada e o coração precisa fazer mais esforço para que o sangue volte dos membros inferiores. Sendo assim, ao usar roupas apertadas, criamos uma predisposição para que esse líquido fique nos membros inferiores, causando maior retenção hídrica e o aparecimento das celulites”.

 

Almofada nos tornozelos: 

“Ao deitar e elevar as pernas, teremos um efeito que muita gente busca nas drenagens linfáticas, por exemplo. A retenção hídrica que temos nessa região é filtrada e eliminada pela urina quando ficamos nessa posição. Isso ocorre porque os pés e tornozelos são as partes do corpo mais distantes do coração e que acumulam mais líquido. Ao dormir com uma almofada sob os tornozelos, não estamos tratando as celulites, mas auxiliando na diminuição hídrica do corpo.”

 

Agulha de ouro:

“A maneira mais segura é apostar no Goldincision. Uma técnica minimamente invasiva, desenvolvida ao longo de 12 anos, para eliminar as celulites nas regiões dos glúteos e coxas, por exemplo. Realizado no próprio consultório, com anestesia local, o procedimento consiste em uma agulha de ouro inserida na região subcutânea que desloca as fibroses ao realizar movimentos paralelos à superfície da pele. Enquanto elimina os septos fibrosos que repuxam a pele para baixo, a região tratada recebe doses de preenchimento estimulador de colágeno, que contribui para maior firmeza e sustentação à pele flácida”.

 

Volta à rotina: 

“Depois do tratamento para celulite com Goldincision, é recomendado evitar atividade física por sete dias, mas é possível retornar as atividades de rotina normalmente. A paciente deixa o consultório com um curativo e vai pra casa utilizando uma bermuda de compressão para reduzir o acúmulo de líquido e equimose que normalmente se formam em resposta a intervenção, mas regridem ao longo do tempo naturalmente. O curativo é retirado dentro de 24 horas e a bermuda compressiva é mantida por sete dias, tempo médio de duração do processo inflamatório que também colabora para estimular colágeno e reduzir a flacidez. Em trinta dias a paciente deve retornar ao consultório para que o médico possa observar a evolução do tratamento e indicar o que deve ser feito a seguir, podem ser recomendados tratamentos complementares de manutenção ou, se necessário, até mesmo uma nova sessão de Goldincision”.

 

Gordura localizada e celulite: 

“São tratamentos diferentes, mas que muitas vezes se complementam. Quando tratamos a gordura localizada, melhoramos o aspecto da celulite. Isso acontece porque diminuímos o volume de gordura na região e, consequentemente, a pele mais fina aparenta menos furinhos. Quando tratamos especificamente as celulites, direcionamos para as retrações e os septos fibrosos. Por isso, tratar celulites envolve muito mais do que resolver apenas o problema de gordura localizada.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados