Pesquisar no Blog

sábado, 8 de agosto de 2020

Queda de cabelos e acne são sintomas que podem estar relacionados ao uso dos anticoncepcionais

Queda de fios pode estar associada aos anticoncepcionais
(Marcelo Matusiak)


A queda de cabelos relacionada à parada do anticoncepcional é denominada de eflúvio telógeno agudo e dura cerca de três meses, pela falta do estrógeno, que prolonga a fase de crescimento dos fios, tendendo à estabilização logo após. Pode ocorrer também piora da oleosidade da pele e do couro cabeludo, de duração variável ou mesmo permanente.

“Os anticoncepcionais orais contêm hormônios que podem ser combinados, isto é, compostos por um estrogênio e um progestágeno ou ainda, somente o segundo (chamados de minipílula). Estes dois hormônios podem apresentar-se em dosagens iguais (pílulas monofásicas) ou em combinações diversas ao longo do ciclo (multifásicas). Além disso, a diferença entre os produtos também é o tipo de progestágeno e as doses de estrogênio (sempre etinilestradiol). Há dispositivos intrauterinos contendo progestágeno, bem como outros métodos, como injeções, anel vaginal, implantes e adesivos que entregam hormônios para sintomas do climatério. Assim, todas estas variações devem ser consideradas quando a paciente queixa-se de alterações dermatológicas relacionadas ao hiperandrogenismo, como queda de cabelos, pelos indesejados e acne - tanto quanto estes quadros durante o uso dos mesmos quanto ao tratamento destas condições”, explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Clarissa Prati.

O uso de esteróides que podem ser sintéticos ou naturais também é um aspecto que merece atenção, segundo a médica.

“Progestágenos de alto efeito androgênico, como o levonogestrel, o desogestrel e o gestodeno, podem piorar ou desencadear queixas relacionadas ao hormônio masculino em pacientes com sensibilidade aumentada aos andrógenos, como a acne e a alopécia androgenética feminina (calvície), onde há queda e afinamento capilar progressivo, mesmo que em doses baixas, como é o caso do DIU. Alterações similares também podem ocorrer durante a reposição hormonal para o climatério e menopausa”, completa.

Segundo a médica, por outro lado, há progesteronas de ação antiandrogênica que reduzem a ação da testosterona e, consequentemente, sua contribuição com as lesões inflamatórias da acne e o afinamento dos fios. Exemplos deste tipo de hormônio são drosperinona, clorladinona e ciproterona.

Assim, a escolha de terapia hormonal nas diferentes fases de vida devem levar em conta, sempre, as características em conjunto da paciente e suas necessidades globais e devem sempre ser avaliadas junto com o médico.

 

 

Marcelo Matusiak

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados