Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Mitos e verdades sobre a candidíase de repetição

 A candidíase afeta, em média, 80% das mulheres em algum momento da fase reprodutiva


A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. Essa doença afeta, em média, 80% das mulheres em algum momento da fase reprodutiva. Entre essas, 5% desenvolvem a candidíase de repetição.

Segundo a Dra. Erica Mantelli, diante de tantas informações sobre a candidíase, em nosso dia a dia de consultório, muitas das nossas pacientes chegam cheias de dúvidas sobre o problema, afirma a médica.

Conheça os mitos e verdades mais comuns que dá para perceber.

O foco do tratamento da candidíase é acabar com o fungo da candida.

MITO. Os fungos do gênero candida são encontrados na flora vaginal e intestinal regularmente. A candidíase é resultado do desequilíbrio entre esses fungos, mas também pode envolver outros tipos de fungos.

Os fungos da espécie candida podem se aproveitar da disbiose intestinal e outros desequilíbrios do organismo para se proliferar de forma desproporcional. Assim, podem originar os sintomas adversos da candidíase, como corrimento, coceira e irritação.

A espécie Candida albican é o mais comum e, nos casos da candidíase de repetição, temos os fungos da espécie Candida glabratta. Outras espécies também podem gerar o mesmo efeito, portanto, o foco não é acabar com o fungo.

 

Para caracterizar candidíase de repetição, é preciso que volte pelo menos 4 vezes ao ano.

VERDADEO diagnóstico da candidíase deve ser realizado através de exame físico realizado pelo ginecologista. A candidíase, para ser considerada recorrente, costuma ter essa característica.

De acordo com os episódios de repetição e os sintomas, o tratamento pode ser prescrito com antifúngicos e com observação nas mudanças do estilo de vida.


A candidíase é sexualmente transmissível

MITO. Como vimos, esse é um problema com raízes em desordens orgânicas. É importante continuar se protegendo contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, principalmente porque a candidíase aumenta os riscos de inflamações causadas por essas doenças.

No entanto, as causas estão mais relacionadas ao estilo de vida e alimentação. Inclusive, pode estar relacionada com disbiose intestinal.

A candidíase deve ser recebida como um alerta para refletir sobre os hábitos e mudá-los para que outros problemas não encontrem terreno para se manifestar no organismo.

Para caracterizar candidíase de repetição, é preciso que volte pelo menos 4 vezes ao ano.


A higiene é um fator decisivo para a candidíase de repetição

VERDADE. O desequilíbrio dos fungos que habitam a flora vaginal também pode se dar por causas externas. O uso abusivo de produtos cosméticos cheios de químicos, ficar muito tempo com o biquíni molhado ou até sem trocar a própria calcinha podem acarretar em problemas como a candidíase. Pois contribui para o desequilíbrio.

 



Dra. Erica Mantelli - ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual - CRM-SP 124.315 | RQE 36685 - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados