Pesquisar no Blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Especialista alerta que sabonete nos óculos como antiembaçante danifica as lentes

Dicas das Óticas Diniz ajudam a conservar o acessório para usá-lo com a máscara e se proteger do coronavírus

 

Indispensável para evitar ser contaminado pela COVID-19 e de utilização obrigatória para sair na rua em muitas cidades, a máscara de proteção facial já faz parte da rotina dos brasileiros. Mas para quem utiliza óculos de grau as dificuldades são maiores para evitar o embaçamento das lentes provocado pelo uso da máscara, já que se respira dentro dela e o ar quente que sai pelo nariz escapa pela fresta superior, indo direto para elas. Porém, para evitar o incômodo, muitas pessoas usam sabonete como antiembaçante, o que não é recomendado.

"Funcionar até funciona, mas não aconselhamos o uso do produto para esse fim de jeito nenhum. O sabão possui em sua composição sais de sódio de ácidos que, em contato com as lentes, irão danificá-las de forma irreversível", garante Leonardo Queiroz, gerente de Produtos Oftalmológicos das Óticas Diniz - a maior rede de óticas do Brasil.

Ainda segundo ele, é considerado pelos fornecedores das lentes ‘mal uso’ usar sabonete como antiembaçante, que pode levar à perda da garantia do antirreflexo do fabricante. "Por muitas vezes, esse prejuízo representa boa parte do investimento do valor das lentes", alerta.

Uma opção mais segura, e que já está disponível nas mais de 1.000 lojas das Óticas Diniz no país, além do site www.oticasdiniz.com.br, são as flanelas antiembaçantes Outfog. Com uma única aplicação simples e rápida, o resultado é imediato e permanece por até 4 horas, dando máxima visibilidade para quem usa óculos. "As lentes embaçam com facilidade, não apenas com a utilização da máscara facial. E isso causa desconfortos que podem ser solucionados com a flanela antiembaçante Outfog", explica Queiroz.

Abaixo, o especialista das Óticas Diniz dá 7 dicas que ajudam a conservar o acessório para usá-lo com a máscara sem embaçar as lentes e se proteger do coronavírus:

• Os óculos também devem ser higienizados frequentemente com água e detergente neutro. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação. Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas ou manchadas com o uso de álcool;

• Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes;

• Ao utilizar óculos e máscara, ajuste os elásticos ou laços para moldar a peça ao rosto. Assim, você evita que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração. Algumas máscaras têm uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar a peça no rosto. Outras saídas são colar a máscara na pele com esparadrapos ou micropore na parte superior do nariz ou colocar um pedaço de papel absorvente por dentro da máscara para reter a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos embaçem.

• Use o peso dos óculos para bloquear o ar puxando a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na parte inferior do queixo. Depois, deixe os óculos descansarem em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes. Essa dica vai depender do modelo da armação, pois com óculos menores não dá para fazer desse jeito;

• Nunca utilize sabonete ou sabão seco, pois os produtos possuem sais de sódio de ácidos na composição que, em contato com as lentes, vai danificá-las de forma irreversível. E você ainda poderá perder a garantia do antirreflexo do fabricante;

• Utilize flanelas antiembaçantes Outfog, disponíveis nas Óticas Diniz . Com uma única aplicação simples e rápida, o resultado é imediato e permanece por até 4 horas, dando máxima visibilidade para quem usa óculos.

 

Óticas Diniz

www.oticasdiniz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados