Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Dia dos Pais

Ajudar o pai a voltar a ouvir é o melhor presente que ele pode ganhar!

Uma boa audição garante mais interação e comunicação no dia a dia, o que é essencial para o bem-estar do idoso


A população idosa vem crescendo no Brasil. São hoje 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos - 13% da população, segundo o IBGE. Os avanços médicos e tecnológicos colaboram para o aumento da longevidade. Mas é preciso lembrar que entre os males que a idade avançada pode acarretar está a perda de audição.

A dificuldade de ouvir gera problemas de comunicação, acarretando situações constrangedoras no dia a dia do idoso. E o pior: com o tempo, a incapacidade auditiva pode levar ao isolamento social e à depressão, principalmente se o indivíduo também tiver outras limitações, como dificuldades para se locomover. Por isso, é tão importante alertar para a necessidade de tratamento.

"A comunicação e os relacionamentos são aspectos primordiais na vida. Aos filhos, cabe conscientizar o idoso sobre a necessidade de ele procurar ajuda especializada. Não é fácil. Muitos resistem em admitir que já não ouvem bem. Uma das soluções possíveis é o uso de aparelhos auditivos, que resulta em melhoras significativas na qualidade de vida", afirma a Fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

A hereditariedade e a exposição frequente a ruídos altos ao longo da vida são os principais fatores que contribuem para a perda de audição na velhice. Além da dificuldade de entender uma conversação ou um noticiário na TV, por exemplo, o zumbido no ouvido também pode ser um sinal de danos auditivos. Mas a imensa maioria dos pacientes demora vários anos para procurar ajuda médica. Em parte, devido ao processo lento e gradual de perda auditiva, bem como ao estigma negativo associado ao uso de aparelho.

Com a vida moderna e a comunicação cada vez maior por áudio e vídeo, a quebra do preconceito em relação ao uso de aparelhos de audição é fator primordial para que o idoso aceite sua limitação auditiva, procure ajuda e mantenha-se ativo em sociedade.

"Se a indicação médica for pelo uso de próteses, cabe aos fonoaudiólogos verificar o melhor modelo de aparelhos para cada usuário. Voltar a ouvir os sons da vida por meio de um aparelho auditivo é o melhor presente para os pais, que assim podem resgatar o convívio social saudável junto aos familiares e amigos, tão importante para elevar a sua autoestima e alegria de viver", lembra a fonoaudióloga da Telex.

Muitos familiares, injustamente, descrevem o idoso deficiente auditivo como confuso, irritado, distraído ou zangado. O fato é que a partir dos 40 anos, uma em cada dez pessoas já tem dificuldades para ouvir por causa do envelhecimento natural do corpo. O processo é diferente em cada um. Mas, depois dos 65 anos, esse índice aumenta e a perda auditiva tende a ser mais severa. Por isso, o melhor é procurar um especialista aos primeiros sintomas de perda auditiva. "Infelizmente, muitas vezes, o caso já está grave quando se procura tratamento. A perda acontece de maneira progressiva e com o decorrer dos anos a deficiência atinge um estágio mais avançado", pontua a especialista.

Na área auditiva, a tecnologia cada vez mais avançada surge como uma grande aliada do deficiente auditivo. Já existem modernos aparelhos no mercado, bem discretos, com som digital, que garantem uma audição perfeita e sem constrangimentos, mesmo para aqueles que têm perda auditiva severa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados