Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Corpo são, mente sã: de que forma a atividade física é capaz de favorecer a saúde mental

 

Veja os exercícios que podem ser feitos em casa para estimular a sensação de bem-estar

 

A busca pela prática de exercícios físicos pode ser motivada pelo cuidado com a saúde, pela melhora da estética corporal, para gasto de energia, entre tantos outros fatores. Há uma motivação específica que vai além do físico: a prática de exercícios para favorecer a saúde mental.

Existem diversos estudos, nacionais e internacionais, que comprovam os efeitos positivos da atividade física no cérebro, que vão desde a melhora no estado de alerta e percepção até o aumento da capacidade motora e de memorização. Esses efeitos podem ser percebidos também no que diz respeito aos sentimentos e sensações do corpo. "Durante os treinos, temos a liberação de vários hormônios, como a endorfina, que tem uma potente ação analgésica. Ao ser liberada, estimula a sensação de bem-estar", explica Felipe Costa, educador físico de uma das academias parceiras da TotalPass.

A prática de atividade física pode atuar no combate à depressão, ansiedade e estresse, justamente por liberar os hormônios que geram reações positivas no corpo e na mente. Os tipos de exercícios que causam esse efeito são diversos, como corrida, ciclismo, natação, yoga, treinos de resistência ou até mesmo movimentos simples que podem ser feitos em casa. O Felipe listou 4 exercícios que atuam no aumento da frequência cardíaca e causam liberação de endorfina e, consequentemente, trazem a sensação de bem-estar:

• Polichinelo

• Pular corda

• Corrida no lugar

• Agachamento com salto

Felipe alerta que esses exercícios podem ser executados em casa, desde que sejam tomados os devidos cuidados para não haver lesões recorrentes da má execução.

 

TotalPass


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados