Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Com o desejo de rejuvenescer, os bioestimuladores de colágeno se tornam uma febre entre o público

 

A especialista em harmonização facial, Doutora Carolina Sattler, explica os efeitos dos bioestimuladores na pele para um rejuvenescimento mais saudável e natural

 

Atualmente, o Brasil se encontra como o terceiro país com maior número de interessados em beleza e estética, perdendo apenas para Estados Unidos e China. Esses dados comprovam que já aparenta ser explícito: as pessoas estão cada vez mais preocupadas com cuidados pessoais, principalmente em relação aos cuidados da face. Melhorias no aspecto e textura da pele, aumento do viço e firmeza se tornaram desejos recorrentes entre o público.


Com a crescente procura por produtos e procedimentos, surgiu uma resposta: os bioestimuladores de colágeno, que estimulam a produção de colágeno e promovem rejuvenescimento do tecido e da estrutura de forma mais saudável e natural. De acordo com Doutora Carolina Sattler, especialista em harmonização facial, os mais conhecidos são: fios de PDO (polidioxanona), Sculptra (ácido polilático), Ellansé (carboximetilcelulose) e Radiesse (hidroxiapatita de cálcio). Apesar de todos estimularem colágeno, cada um deles possuí suas particularidades.


Ela atribui o sucesso desses materiais à necessidade de alternativas ao ácido hialurônico. “Artigos clássicos mostram que a quantidade máxima de ácido hialurônico que pode ser utilizado dentro do período de um ano é de 20mL, mas alguns profissionais chegavam a usar quase 60mL. Por essa razão, e também pelo entendimento dos pacientes quem vêm crescendo de acordo com o interesse no assunto, os bioestimuladores de colágeno têm se mostrado uma ótima alternativa, por retardarem o envelhecimento e diminuírem, assim, a quantidade de ácido hialurônico utilizado", pontua a especialista.


Os bioestimuladores são substâncias injetáveis, que impulsionam a produção de um novo colágeno na face, com uma ação inflamatória – essa ação estimula a síntese dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno), que se ativam e realizam a neocolagênese, fortalecendo, sustentando e dando-lhe mais firmeza após ser distribuído em pontos estratégicos.


Por não ser uma técnica cirúrgica, o repouso não é obrigatório, mas é recomendado evitar exercício físico por até 48h após a realização do procedimento, podendo variar de acordo com a quantidade de produto injetada. Além do mais, a especialista Dra. Carolina Sattler salienta que nem todo organismo funciona da mesma maneira. “Cada procedimento tem suas particularidades como todos nós, e é justamente por isso que é necessária uma avaliação prévia, para que o paciente e o profissional, juntos, cheguem a melhor opção de tratamento, mas sempre levando em consideração as vontades/queixas e particularidades de cada um.” E, por isso, é importante ressaltar que o resultado depende de idade, estilo de vida, índice de exposição solar, investimento, home care, entre outros.
 
Em relação às diferenciações entre os quatro, o Sculptra é reconhecido por prevenir a flacidez, promovendo volume perdido e realçando o contorno do rosto. Ele é conhecido por suavizar as marcas e linhas profundas. O produto, diferentemente das outras opções, pode ser também aplicado nos braços, abdômen, glúteos e coxas por profissionais habilitados.

Já Radiesse e Ellansé, destacam-se, principalmente, por estarem dentro da categoria de preenchedores. Além disso, são responsáveis por estimularem a produção de colágeno, fornecendo elasticidade e firmeza à pele, com preenchimento nas bochechas, mandíbula, queixo, têmporas. O Radiesse também pode ser aplicado de maneira diluída em toda face e pescoço e, para essa aplicação, será feita a neocolagênese sem o efeito preenchedor.
E, por fim, a novidade: os fios de PDO, responsáveis por promoverem leve lifting e grande estímulo de colágeno de longa duração na face, aprimorando a sustentação dos tecidos, prevenindo o aparecimento de rugas, evitando pálpebras e sobrancelhas caídas e preservando/amenizando o surgimento do famoso “bigode chinês”. 
 
Para entender melhor os procedimentos, a especialista separou algumas similaridades e diferenças entre eles.



SCULPTRA
O Sculptra costuma ser um dos queridinhos por ser o bioestimulador indicado para a celulite e flacidez do corpo, mas ele também melhora o aspecto facial e corporal, acentuando o contorno rosto e minimizando rugas, sulcos e marcas de expressão pelo estímulo de colágeno.



RADIESSE
Apresenta produção natural de colágeno e estimula o rejuvenescimento da pele, dando-lhe firmeza e elasticidade, além do efeito de preenchimento imediato. É recomendado principalmente para as áreas da face e do pescoço.



ELLANSÉ
O Ellansé, por ser um volumizador, é recomendado principalmente nas áreas da mandíbula, no queixo e maçãs do rosto. É um produto com maior durabilidade, podendo perdurar por dois anos.



FIOS PDO
São fios absorvíveis em 6 meses, dessa forma, são feitos de materiais já reconhecidos pelo organismo, sem comprometer a saúde do paciente. Existem dois tipos principais de fios: fios espiculados (com garra), que são utilizados para o efeito de lifting e os lisos, que só estimulam o colágeno na derme. Os efeitos rejuvenescedores desse procedimento são mais tardios do que comparados aos outros e são recomendados para toda face e pescoço.
 



Dra. Carolina Satter - especialista e professora de Harmonização Facial. Atualmente possui duas unidades de atendimento, uma na Barra e outra em Niterói, ambas no Rio de Janeiro.
Instagram: 
https://www.instagram.com/dra.carolinasattler/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados