Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Cardiologista pediátrica conta por que gestantes não podem tomar qualquer remédio

Também há alimentos que podem interferir na formação cardíaca do bebê, entenda.


Você sabia que o coração do bebê, quando ainda

 está no útero, é diferente de quando ele nasce? A cardiologista pediátrica Dra. Renata Isa Santoro, especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, conta que dentro do ventre materno, o coração do bebê tem uma estrutura chamada ducto arterioso que conduz até 85% do sangue de um lado para o outro do órgão.

Alguns alimentos e medicamentos consumidos pela mãe durante a gravidez podem influenciar na saúde ou na falência desse ducto, podendo até levar à morte do bebê.

"Os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nas paredes do ducto, restringindo o espaço e prejudicando seu funcionamento", diz Dra. Renata, "recentemente, um número crescente de evidências mostrou que alimentos cotidianos, como ervas, frutas, castanhas e polifenóis prejudicam o funcionamento do ducto arterioso, principalmente se consumidos no terceiro trimestre".

O ecocardiograma fetal, um tipo de ultrassom rápido e indolor, avalia o ducto arterioso e informa sobre possíveis problemas na estrutura.


O que evitar

Dra. Renata lembra que as gestantes não devem tomar nenhum tipo de medicamento sem orientação médica. Até mesmo analgésicos podem interferir na saúde fetal.

Dentre os alimentos contraindicados no terceiro trimestre, temos:

- Chás verde, preto, de boldo, chimarrão e mate;

- Café;

- Suco de uva;

- Chocolate amargo ou cacau em pó.


Alimentos a limitar o consumo:

- Beterraba crua;

- Alface;

- Ameixa preta/vermelha com pele;

- Amora;

- Maçã vermelha com casca;

- Mamão;

- Morango;

- Suco de laranja integral.

"É importante que a gestante converse e tire suas dúvidas com seu obstetra e não tome remédios sem o consentimento médico. Um cardiologista pediátrico pode conjuntamente com o obstetra ajudar nesta orientação e analisar o coração do feto com mais detalhes."

 



Dra. Renata Isa Santoro • Médica pela faculdade de ciências médicas de Santos - UNILUS • Especialista em Pediatria pela AMB/SBP • Especialista na área de atuação em Cardiologia Pediátrica pela AMB/SBP/SBC • Especialista em Ecocardiografia fetal e pediátrica pela UNICAMP • Mestrado em Ciências pela UNICAMP • Atuou como Cardiologista Pediátrica, Ecocardiografista e na formação da residência médica em cardiologia pediátrica na UNICAMP de 2007 a 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados