Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Após 2 meses de reabertura dos shoppings, 10% das lojas encerraram atividades, diz ALSHOP

Dados da ALSHOP (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping), mostram que dois meses após a retomada gradual das atividades nos shoppings no estado de São Paulo, o faturamento dos lojistas gira em torno de 30 a 40% do valor anterior ao início da pandemia. Isto se deve às restrições de horário impostas pelas autoridades e o receio do consumidor de voltar a consumir.

Até agora, em todo o estado, 24.000 vagas foram extintas e 10% das lojas, cerca de 3.200 em São Paulo e 12.000 estabelecimentos no Brasil fecharam as portas nos shoppings centers.


Horário ampliado

A ALSHOP e outras entidades ligadas ao comércio tem defendido a ampliação do horário comercial, hoje restrito a seis horas por dia. “Temos dialogado com o governo paulista, após termos implantado 20 protocolos sanitários com sucesso, uma abertura de no mínimo 8h a 10h diárias, permitindo que o shopping abra no horário do almoço. Além das praças de alimentação já preparadas para o novo normal, a situação dos lojistas é dificílima em todos os setores”, diz Nabil Sahyoun, presidente da entidade.

A ALSHOP junto com outras 20 entidades e 60 empresários liderou a criação do Instituto Unidos Pelo Brasil de união pela geração de empregos e renda neste momento de retomada da economia. No site e nas redes sociais o Instituto traz pautas relevantes propondo a união do setor produtivo com a sociedade para o crescimento da economia.


Novo comportamento

O cliente está se habituando com as compras online para evitar aglomerações, enquanto os shoppings estão organizados e seguindo os protocolos de higienização rigorosamente, para manter um local seguro para clientes e funcionários. Para atrair a atenção do público, algumas ações foram criadas como drive-thru e drive in.

Uma pesquisa realizada pela FX Retail Analytics, mostra que em junho de 2020 quando comparado com o mesmo período do ano passado, a queda do fluxo de pessoas foi de cerca de 75% nos empreendimentos. Já no mes de maio, na mesma comparação, houve queda de 90% onde quase todo o comércio não essencial do país estava fechado. Por outro lado, no mês de julho, houve aumento de 126% na circulação de pessoas se compararmos os meses de maio e junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados