Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A saúde bucal das crianças em tempos de pandemia

As mudanças de hábitos sofridas pelos "pequenos" nos últimos meses devido às medidas protetivas contra o avanço do novo coronavírus podem trazer prejuízos não só para a saúde delas como também para o bolso dos pais

 

 

Já vamos para o quinto mês após a implantação das medidas protetivas contra o avanço da covid-19 e isso quer dizer mais tempo em casa. E com a agenda tão livre, haja cuidados com as crianças! O período de isolamento social trouxe alterações na rotina familiar e mudanças de hábitos que podem ser prejudiciais, inclusive, para a saúde bucal dos pequenos.

Acordar tarde, pular refeições, ficar mais tempo à frente das telas, exagerar nos carboidratos, doces, chocolates, refrigerantes e não escovar os dentes estão se tornando rotina dentro dos lares.

Segundo o dentista Gustavo Féres, esses “novos hábitos” pode ser extremamente prejudiciais para os dentes dos adultos e mais ainda o das crianças que estão em plena formação. Ele explica ainda que, sem a escovação diária, há um aumento na acidez da boca que contribui para a formação de cáries. “Não é novidade que a saúde da nossa boca está diretamente relacionada com o nosso bem-estar geral. Por isso, é com a higienização correta e diária que podemos reduzir o volume de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos na boca. Se isso não acontece, doenças como gengivite e cáries podem evoluir para problemas mais graves, como infecções, bactérias no fluxo sanguíneo ou mesmo algum quadro infeccioso generalizado. Isso implica, inclusive, em gastos extras com tratamentos”.


Saúde bucal x covid-19

Estudos mostram que uma pessoa que testou positivo para a covid-19, tem alto nível de contaminação na saliva. Portanto, a higiene oral, diária, é extremamente importante no combate a covid-19, pois pode reduzir a quantidade de vírus e, consequentemente, o risco de contágio. “A indicação é que, quem testou positivo, deve trocar de escova de dentes semanalmente até testar negativo. Orientamos ainda para não deixar a escova no mesmo recipiente ou próxima para não haver  contaminação”, indica Gustavo.  Medidas simples, como escovação e uso do fio dental, podem contribuir para manter a imunidade do corpo e a saúde de um modo geral, o que se torna fundamental em tempos de pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados