Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

5 estratégias para manter uma rotina eficaz de educação à distância para as crianças

Depois de quatro meses de pandemia e sem expectativa sobre a volta às aulas, muitas crianças continuam não conseguindo se adaptar à rotina dos estudos em casa. E o que antes parecia ser passageiro, tem se mostrado uma realidade que vai perdurar durante algum tempo, pelo menos até 2021.

O ensino à distância (EAD) ainda precisa de muitas adequações. Afinal, todos - professores, alunos e responsáveis - foram inseridos nesse novo método de aprendizado do dia para a noite, literalmente. “Não houve um período de adaptação ou testes para definir o melhor modelo para essas aulas online. O resultado é que muitos pais não conseguiram acompanhar com os filhos as aulas, outros têm achado o conteúdo fraco e há, ainda, os que resolveram abandonar de vez e deixar os filhos repetirem de ano para que voltem a ter aulas apenas no final do decreto da pandemia”, explica a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto.

Ela diz, ainda, que essa insegurança com o futuro do ensino tem gerado grande angústia nas famílias não apenas pela falta de resposta sobre voltar ou não a ter aulas, mas, principalmente, sobre as “cicatrizes” que essa falta de informações concretas podem gerar. “As crianças estão fragilizadas, com baixa concentração e sem motivação para as aulas porque tudo é muito incerto. Elas foram retiradas da sua rotina normal e não têm previsão para a retomada”, diz.

A seguir, Bárbara Calmeto ensina cinco estratégias para ajudar a manter uma rotina eficaz enquanto as crianças continuam com aulas à distância:

 

1.       Estabeleça um horário de estudo possível: no início da pandemia, muitos pais estipularam um horário para os filhos estudarem, como se fosse uma continuação do que acontecia na escola. E depois desses quatro meses, percebeu-se que o fato de estar em casa, cercados pelos pais e irmãos etc, não ajudaria na missão de muitas horas de estudos. Portanto, manter uma certa rotina é muito importante para que a criança se organize no tempo, mas para alguns talvez seja interessante dividir essas horas pela manhã e pela tarde, para que mantenham realmente a concentração. Observe o horário que seu filho está mais atento, ainda que sejam blocos de horários durante o dia. O importante é não perder totalmente a rotina de estudo para que o prejuízo na aprendizagem não seja tão grande.

 

2- Deixe seu filho participar da escolha do local para estudar: Muitas vezes imaginamos que um lugar será melhor para se concentrar, quando nossos filhos preferem outro. Se tiver um escritório e ele gostar do local, ótimo. Se não tiver, deixe ele escolher. Se os pais estiverem trabalhando em casa e a criança preferir ficar por perto, não a obrigue a ter um espaço só dele. Lembre-se que eles também estão perdidos com a falta da rotina escolar. Se antes havia a carteira certa para cada um sentar, agora não há mais isso e pode gerar confusão na cabecinha deles.

 

3- Mexa um pouco na rotina: Assim como na escola acontecem algumas atividades diferentes no horário das aulas, faça isso em casa. Se seu filho estuda das 9h às 12h, por exemplo, que tal em um dia parar esse estudo no meio e chama-lo para assistir a um programa que ele goste, que seja de alguma forma ligado ao que está aprendendo, como um documentário sobre algo que chame sua atenção? Será como uma excursão ou um break nas tarefas. Obviamente que isso não deve ser feito todos os dias, mas essas “pequenas surpresas” podem animar a criança a manter o foco quando voltar a atividade à distância.

 

4- Experiências práticas: Nas escolas, é muito normal os professores fazerem experiências em salas de aulas para mostrar um conteúdo que estão ensinando. No ensino à distância, ainda que façam isso, a interação fica diferente, pois tudo continua sendo por uma tela. Que tal, então, fazer em casa algumas dessas atividades? Peça orientações aos professores para que ajudem. Se a aula está ensinando sobre plantações, faça na prática em um vaso. Se é sobre geografia, que tal montar uma maquete para aprender in loco. Diferentemente da dica anterior, que sugere um break, mas que seja diretamente ligado à algo que estejam aprendendo ou tenham interesse, aqui a dica é também estudar e aprender, mas colocando a mão na massa.

 

5- Tenha recreio: um dos momentos que os alunos mais gostam é a hora do recreio. Então, faça isso em casa também. Se seu filho tem um grupo de amigos, sugira um bate papo online sobre qualquer assunto. Se o play do prédio estiver vazio, vale descer com ele para brincar por 20 minutos. Se morar em casa, tome um sol, dê um lanchinho leve. O importante é dar esse intervalo.

 

“Não é o momento somente de conteúdo escolar, mas também de trabalhar a afetividade das crianças. Sempre que possível, converse sobre o que ele está sentindo, o que está pensando disso tudo, deixe-o falar sem cobranças e seja empático. Afinal, não está sendo fácil para ninguém”, conclui a psicóloga Bárbara Calmeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados