Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Você sabia que a forma que cada indivíduo lida com o DINHEIRO está totalmente ligado ao seu perfil comportamental?


 "Descubra como o Perfil DISC influencia nas suas ações e nos seus resultados financeiros".


O perfil comportamental de cada um impacta diretamente na forma que cada indivíduo se organiza e lida nas decisões diárias em relação ao dinheiro.

Afinal, cada pessoa tem suas particularidades, um jeito de ser, um estilo próprio no qual se sente mais à vontade. Alguns estilos são mais previsíveis, outros mais perfeccionistas, uns mais firmes e diretos e outros persuasivos.

Mas afinal Odinéia, o que é a metodologia DISC?

O Disc é uma ferramenta poderosa de avaliação que é utilizada no mundo inteiro, elaborada pelo pesquisador Walter Vernon Clarke com base no livro do Dr Willian Moulton Marston.

A análise de perfil comportamental identifica suas características de forma precisa, sendo ideal para que você conheça o seu perfil. Eu utilizo junto a meus clientes o método de Análise 360º da CIS Assessment, o mais famoso e completo mapeamento comportamental que existe no mercado.

Este método, que é uma anamnese profunda sobre características de uma pessoa, também é ideal para ser aplicado a equipes de empresas, contribuindo com a melhor compreensão de padrões de comportamento, temperamento e personalidade, potencializando resultados de um negócio e sua equipe.

De modo geral consideramos quatro grandes grupos de perfis de comportamento, através da sigla DISC: Dominante, Influente, Estável e Conforme.

O principal objetivo dessa ferramenta é identificar o perfil comportamental predominante em sua personalidade em relação ao ambiente, considerando como o individuo reage ao ambiente no qual está inserido com base na sua percepção e com base nas influencias externas que recebe. Além disso, atua como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Essa ferramenta é aplicada por meio de um questionário de perguntas e respostas, onde o individuo responde com orientação de um profissional capacitado na mesma.

 Ressalto que, não há perfil melhor do que o outro, e sim pontos fortes e de melhoria em cada um deles. Prepare-se para entender porque você age da maneira que age em relação ao dinheiro entendendo um pouquinho mais de cada perfil:


DOMINANTE – Pessoas com esse perfil possuem uma capacidade natural para lidar com problemas e soluções. Na grande maioria das vezes são movidos pela iniciativa e por RESULTADOS. Não gostam de rotina e de detalhes.  Por possuírem uma tendência em realizar compromissos presentes com base em possíveis ganhos futuros, possuem maior dificuldade de alimentar planilhas e cumprir um orçamento, pois adoram assumir riscos. Ocasionado muitas vezes pelo impulso de comprar sem planejamento, possuem forte tendência de cair em tentações. Além disso, por não se atentarem tanto a detalhes, podem ter prejuízos atrelados a juros e multas por simplesmente esquecer da data do pagamento de contas.


INFLUENTE – Pessoas com esse perfil possuem uma enorme facilidade em se RELACIONAR. Na grande maioria são otimistas, divertidos e excelentes motivadores. Porém, costumam decidir com o coração e consequentemente possuem uma tendência ao uso abusivo de cartões de crédito, alguns descuidam também com datas de vencimento e algo muito relevante, por gostarem muito de se relacionar e influenciar pessoas, possuem grande dificuldade de dizer não e simplesmente podem contrair despesas desnecessárias para agradar outras pessoas com presentes ou convites para sair.


ESTAVEL – Pessoas com esse perfil possuem uma enorme necessidade de se sentir SEGUROS. Na grande maioria das vezes são confiáveis, pacientes, coerentes e se adaptam bem a ambientes que se sintam apoiado pelo demais. Porém, costumam ser indecisos e resistentes a mudanças. Mas possuem uma facilidade maior de viver com o orçamento estipulado, pois se adaptam facilmente a regras e obrigações. O medo da escassez e a insegurança, muitas vezes atrapalha em ousar um pouco mais, em explorar as oportunidades que surgem e atender a expectativa dos outros.


CONFORME – Pessoas com esse perfil são precisas, organizadas, analíticas, detalhistas e obedecem a regras com bastante facilidade, se adaptando melhor em ambientes estruturados. Porém, por serem extremamente perfeccionistas, costumam procrastinar pela idealização do perfeito, se cobram e cobram demais os outros. Possuem uma facilidade em gerenciar seu orçamento, porém costumam tomar decisões em um processo lento, dificultando o alcance dos seus objetivos.

Conseguiu se identificar? Quer conhecer mais o seu perfil comportamental e verificar o que pode ainda estar lhe impedindo de prosperar e ter uma vida com mais liberdade?




Odinéia Silva - consultora, coach e educadora financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados