quinta-feira, 23 de julho de 2020

O MEDO DE MORRER LEVA O HOMEM A TER MEDO DE VIVER



Para a psicologia o medo é um estado emotivo induzido pela consciência motivado por um senso de perigo que gera um estado de temor e ansiedade irracional.

Esse sentimento quando frequente pode suscitar em quadros prejudiciais para a saúde física e mental, impedindo que um indivíduo realize simples atividades diárias e cotidianas.

Em longo prazo, pode desencadear quadros mais complexos de distúrbios de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Além de situações de risco, o medo pode surgir da incerteza e falta de confiança no amanhã, caracterizado principalmente pela chegada do desconhecido e de mudanças que podem ser consideradas tanto para o bem quanto para o mal.
Poderíamos citar inúmeros casos como medo de mudanças sociais, perdas financeiras e de relacionamentos, com relação à saúde, entre outros como o da incompreensão.

A raiz desse sentimento, segundo o filósofo israelense Gad Adler, provém do medo que o homem nutre pela morte. Ele afirma que desde pequeno somos condicionados a manter um senso de preservação da vida instintivo, assim como os animais.

O desenvolvedor do Projeto A Melhor Maneira, em seus estudos filosóficos defende a ideia de que o medo é um mecanismo de defesa da vida, porém ele deve ser um agente propulsor da coragem.

Ele exemplifica que tudo é uma questão de visão subjetiva, através de uma situação recorrente nas quais duas pessoas possam caminhar pelas ruas à noite, um indivíduo em um bairro seguro, porém tem medo de sofre algum tipo violência e o outro por locais perigosos, porém nada teme.

Ele recomenda a importância de ter em mente sempre que essa emoção se trata apenas de um estado mental e ela pode ser transformada e manipulada a seu favor a qualquer momento. 

Em períodos pandêmicos, de crises na economia e transformações nos hábitos cotidianos é normal que tenhamos medo por se tratar de uma situação atípica que depende muito mais de fatores externos, do que da nossa atitude.
O imprevisível, também serve como uma lição para praticarmos o exercício do soltar e nos recorda de que não podemos ter o controle de todas as situações, mas que podemos enfrenta-las utilizando como ferramenta outros meios de expressão como a cultura e arte.





Gad Adler - Nascido em Jaffa, Israe, l filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional para uma vida melhor, além de  administrar o site:www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário