Situações como as que estamos vivendo são
diferentes de tudo o que um gestor planeja para o seu negócio ou sua equipe.
Diante disso, muitos se veem completamente paralisados. Em minhas consultorias
é muito comum ver novos gestores perguntarem como agir em uma situação como
esta, que jamais esperariam viver.
Porém, tenho uma boa notícia para você, que tem
menos de três anos de gestão: o momento é tão diferente, que a sua relativa
inexperiência se equiparou com alguns dos gestores mais maduros do mercado.
Gestores experientes costumam ter grandes vantagens em relação aos novatos,
porque aprenderam que é fundamental desenhar e projetar cenários e variáveis:
“se isso acontecer, agirei desta forma; se acontecer de outra maneira, agirei
diferente”.
Costumeiramente, eles preparam seus times para
também agirem no mesmo sentido, o que lhes dá muito mais tranquilidade quando
as situações fogem do planejamento. Vivemos em um cenário tão extremo, que
você, que inicia agora sua jornada de gestão e que não faz planejamento de
cenários, está em uma posição de igualdade com alguns dos maiores gestores do
seu segmento.
Portanto, você tem, sim, uma grande oportunidade
pela frente, a de tentar e de se expor, em um momento no qual estão todos se
encolhendo.
Se eu pudesse dar conselhos a mim mesmo no início
da minha carreira de gestão, eu daria os seguintes:
- Faça com que toda sua equipe
entenda mais do seu cliente do que o seu processo. Posso te garantir que seus
processos serão absorvidos pelo seu time; não é preciso se desesperar. Sua
empresa precisa saber qual o problema do seu cliente para resolver, e cada
membro do seu time precisa pensar em ações que possam ajudar, dentro das
atividades pelas quais responde. Seu cliente não gasta dinheiro com você
porque ele quer, e sim, porque você soluciona algum contratempo dele. Às
vezes, você nem percebe qual problema é esse. Se perceber, provavelmente,
você conseguirá se destacar ainda mais, deliberando melhor essa
adversidade dele;
- Comunique um posicionamento
claro para o seu time. Para onde você quer levá-lo? Aonde realmente
ele deve chegar? Qual é a missão da sua equipe? Por que ela é importante
para a empresa? Se for para resolver apenas uma burocracia, talvez sua
equipe possa, em breve, ser substituída por um processo digital. Sua
equipe precisa trazer resultados efetivos, e ser bem norteada para
melhorar a relação da sua empresa com seu cliente;
- Desperte a competividade no
seu time.
Premie os melhores! A escola ensinou teu time a ser nota sete, mas você
não quer medianos. Seus colaboradores precisam almejar ser melhores que
eles mesmos todos os dias. Para isso, precisam de uma base de comparação,
que está dentro da própria equipe. Se as mesmas pessoas seguirem ganhando,
continue premiando e incentivando ainda mais, do contrário, retirará o
incentivo aos melhores, incentivando-os a se igualarem aos que possuem
desempenho inferior;
- Entenda de finanças. Uma empresa pode ter o mais
belo propósito do mundo, mas precisa ter resultado financeiro até mesmo
para saber se suas ações estão sendo valorizadas. Quem valoriza ações das
empresas e compra delas, tem o reflexo disso em finanças. Você pode gerenciar
uma área que não tem relação direta com vendas, mas administra recursos.
Para isso, é preciso analisar o que sua área contribui para a empresa.
Caso não contribua, ela não se torna um gerador de valor para a empresa,
mas sim, algo “obrigatório ou necessário”, que, na primeira possibilidade,
será substituída ou terá orçamento reduzido, enfraquecendo-se. Não importa
se você gerencia a equipe de RH, de vendas, da portaria da empresa ou da
limpeza. Você precisa agregar valor. É preciso entender o que é valor para
a empresa, assim como compreender a parte financeira. Gestor que não
domina indicadores de finanças poderá ser uma referência técnica de sua
área, jamais uma referência de gestão;
- Abra ao máximo as
informações para sua equipe. Se possível, abra todas. Posso lhe garantir
que tudo aquilo que você evita falar aos seus colaboradores, é comentado
nos bastidores, na famosa “rádio peão”. E aquilo que é repetidamente
falado nesse meio informal, porque você achou que sua equipe não era madura
suficiente para saber, recebe uma versão distorcida e aceita como verdade
pelo seu time. Desafie-se a falar de indicadores, de estratégia e de
planejamento. Seu time pode até não contribuir tanto quanto você gostaria,
porém, sentirá você próximo e estará ao seu lado, e não conversando nos
corredores. Costumo abrir o resultado dos meus negócios para o meu time,
afinal, eles sempre acham que eu ganho muito mais dinheiro do que
realmente eu ganho.
Você tem uma grande oportunidade nas mãos. Saiba
que mesmo gestores experientes estão com receio de tomar decisões neste
momento. É hora de você movimentar tudo aquilo que sempre esperou ter espaço
para fazer, mas se sentia inseguro. É agora que grandes gestores surgem. Forme
uma cultura na sua equipe, traga-os para a mesa de discussões. É arriscado
tomar decisões agora? Sempre foi arriscado e você sabe disso. O mais arriscado
é esperar e deixar a oportunidade de você formar uma cultura de resultados na
sua equipe, diferenciando-a de todas as demais.
Ismael
Kolling - Executivo de carreira, foi de assistente
administrativo a criador e diretor geral de um negócio com faturamento anual
bilionário. Atuou em marketing, vendas, gestão financeira e gestão geral de
negócios. Doutrinador da gestão simples e negócios escaláveis, ministra
mentorias a executivos e empresários; realiza consultorias para expansão
escalável de negócios; conselheiro de administração de empresas consolidadas e
startups. Empresário dos ramos de varejo de moda, alimentação e consultoria.
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