A
produção de um texto coeso e eficiente para alavancar a campanha e ganhar
reconhecimento é essencial.
O objetivo de qualquer meio de comunicação é que
sua mensagem seja entregue e compreendida pelo destinatário. Por exemplo,
quando você manda uma mensagem para alguém, o seu objetivo é que a outra pessoa
receba e entenda a mensagem como você a mandou.
No entanto, o que parece ser uma coisa simples, às
vezes, pode se complicar. Sirley Machado Maciel, professora de oratória,
palestrante, analista comportamental e presidente do INTREPEDS, apresenta,
“Escreveu não leu, pau comeu”, este é um ditado popular que resume bem os
problemas que podem ocorrer quando a sua mensagem não é recebida e/ou
compreendida pela outra pessoa, como, também, pode ser interpretada de maneira
errada”.
Assim, para evitar problemas nas comunicações é
preciso estar atento em alguns pontos, os quais Sirley destaca:
Visão de mundo e linguagem: Qual é a visão de
mundo, as crenças e valores de seu destinatário? Com que linguagem ele está
familiarizado?
Conhecer o público-leitor é fundamental para
conseguir uma comunicação assertiva com este. Dessa forma, escrever um texto
para um público jovem, público leigo ou um especialista da área acabam sendo
realidades bem diferentes. Então, ficar atento a adequação da linguagem é indispensável.
Às vezes, uma simples vírgula colocada no lugar errado, ou não colocada, muda
completamente o sentido para quem lê. Na escrita, é importante mostrar respeito
para com seu público alvo.
Cuidado com as fontes e referências: As fontes e
referências que você consultou são verídicas e confiáveis? Elas partilham da
mesma visão de mundo sua e do seu público-leitor?
Então, “É fundamental fazer uma pesquisa prévia
sobre o assunto e o tema, antes de começar a colocar as suas ideias no papel;
porém, fiquem atentos: estamos em tempos de fakenews e, tudo o que você
pesquisa, precisa ser confiável, coeso e verdadeiro” reforça a gestora.
O processo de comunicação não é o que está sendo
dito, mas sim, o que o destinatário entende. Outro cuidado com relação às fontes
é citar elas e, corretamente.
Coerência, clareza e lógica: A primeira coerência
que é necessário se ter ao escrever um texto é com sua visão de mundo, suas
crenças e seus valores.
Não faz sentido, e passa desconfiança, um texto de
alguém que, sabidamente tem determinadas crenças e convicções, escrever algo
completamente oposto a elas. A sinceridade e a honestidade geram confiança. A
segunda coerência necessária em um texto é que ele não pode começar afirmando
alguma coisa e, no meio, ou no final, afirmar algo completamente diferente ou
contrário. Realize a estrutura básica de uma redação: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Faça várias versões antes da final: Quando for
escrever um texto, identifique o assunto e o tema sobre o qual quer escrever. Identifique
duas ou três palavras chave que você considera fundamental tratar sobre o tema
que escolheu. Elas servirão de guia para você não fugir do tema, nem ficar
falando da mesma coisa de maneiras diferentes.
Fuja das fórmulas prontas e desenvolva o seu
estilo: É fundamental que você desenvolva o seu estilo de escrever. As pessoas
ao lerem seu texto, precisam identificar você, suas características e estilo.
Conhecendo seu público alvo, você saberá qual a melhor linguagem a ser adotada.
Cuidado com a gramática: As normas gramaticais não
servem apenas para deixar o texto mais gostoso de ser lido. Elas evitam,
inclusive, que o leitor entenda de maneira diferente aquilo que você quer
dizer.
Além do que, “Um texto bem escrito demonstra, para
o público alvo, que você foi cuidadoso e se preocupou com ele no momento em que
estava escrevendo. Se quando falamos precisamos tomar cuidado com as
concordâncias gramaticais, imagine quando escrevemos. Assim, se tiver dúvidas,
peça para uma outra pessoa com conhecimento de escrita para revisar seu texto”
ressalta Sirley.
Assim, o candidato terá produzido um conteúdo
previamente estudado, elaborado, coeso e assertivo, tópicos essenciais para se
lançar no ramo político com reconhecimento e credibilidade atrelados ao nome.
INTREPEDS
– Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Sirley
Machado Maciel - Analista comportamental, terapeuta e escritora
Facebook:
Intrepeds.Desenvolvimento
Cel:
(41) 99996-7063
Facebook:
Sirley Machado Maciel Intrepeds
Nenhum comentário:
Postar um comentário