Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Além da escrita: há muitas formas de preparação para a redação do Enem


Filmes, séries, músicas e até jogos podem ajudar a construir repertório e trabalhar a intertextualidade


Para realizar uma boa redação no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) há algumas regras básicas como: seguir o gênero proposto, usar a língua portuguesa e a gramática corretamente e ter repertório para oferecer bons argumentos.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa do Colégio Marista Santa Maria, Vinícius Lima Figueiredo, a argumentação e a originalidade são pontos importantes que os estudantes devem considerar. “Os alunos recebem e detém muita informação, então é essencial que eles consigam conectar esses dados, gerando conhecimento e pontos de vista próprios. Dessa forma se constrói uma argumentação sólida e bem vista na revisão da redação”, analisa.

Para isso, além do estudo tradicional, aproveitar outros materiais também ajuda a construir esse repertório, especialmente em tempos de pandemia, em que o isolamento social pede que as atividades fiquem restritas à casa. “O ENEM, por exemplo, pede que o aluno reconheça o mundo e que se reconheça nele. Por isso, assistir filmes, séries, documentários, jornais, ler livros e até jogar video game pode ajudar a construir repertório e trabalhar a intertextualidade dos materiais”, explica Figueiredo, que é Mestre em Literatura.

Uma das dicas que ele dá é: “se deixe levar pela narrativa, para aproveitar a obra por completo. Se coloque no lugar do protagonista”. Figueiredo explica que dessa forma, é possível fazer relações entre o que o protagonista está passando e sua própria vida e assim construir conexões próprias. “É um exercício de empatia. Se transportar para o universo do filme, do jogo ou do livro, faz com que o espectador avalie as situações do seu ponto de vista e possa usar isso no futuro. É assim que se constrói uma visão crítica dos mais diversos materiais e se torna o “leitor ideal”.

E para quem acha que apenas conteúdos históricos valem, o professor afirma: “mesmo seriados que se passam em mundos distópicos ou fantásticos podem nos ensinar muito. Tudo faz parte da realidade de alguma forma, sejam o contexto histórico, o cenário, as relações humanas e até a música e outros elementos de pano de fundo de uma história”, conclui.




Rede Marista de Colégios (RMC)
www.colegiosmaristas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados