Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Qual a relação entre imunidade e o coronavírus?


Médica nutróloga especialista em fitoterapia esclarece quais são de fato os benefícios da imunidade no combate ao COVID-19 e indica hábitos que ajudam na luta contra infecções e recuperação de doentes


Além das orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), de praticar o isolamento social e realizar a higiene – principalmente das mãos – com frequência, o que mais vemos na mídia são medidas alternativas de prevenção contra o COVID-19. Uma das ações mais abordadas são relacionadas à imunidade. E qual a importância real da imunidade em tempos de exposição à infecção pelo novo coronavírus? 

De acordo com a Dra. Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga especialista em fitoterapia, pessoas com a imunidade em dia terão organismos mais fortes para combater o novo coronavírus numa possível infecção, e por isso, respostas mais positivas para a recuperação. “Quem tem imunidade normal, também tem risco de contrair doenças e desenvolver sintomas, porém quem tem imunidade baixa, como os idosos e doente crônicos, tendem a apresentar os sintomas mais graves das doenças infecciosas. Como ainda não existem medicamentos ou vacinas que protejam as pessoas contra o novo vírus, combatê-lo depende inicialmente da capacidade de resposta de cada indivíduo à doença. Mesmo que não impeça ninguém de contrair a doença, ter uma imunidade em dia é vital para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação do doente”, explica Marcella.

Mas como a imunidade ajuda de fato? O sistema imunológico, de modo geral, tem a função específica de neutralizar vírus, bactérias, fungos e parasitas que entram em contato com o organismo, construindo defesas necessárias. Mas no caso das infecções por vírus (como é o caso da COVID-19), o processo é mais lento do que a velocidade com que este microrganismo se multiplica e infecta células. Mesmo assim, o sistema imunológico encontra outras maneiras de acabar com a ameaça, gerando anticorpos, que são proteínas capazes de neutralizá-lo e impedir que o vírus infecte novas células e se reproduza. Porém os anticorpos só são produzidos após a infecção, mesmo que assintomática, ou depois da vacinação, que ainda não existe.

Pensando então nas armas possíveis para essa guerra contra o novo vírus e que para usá-las com mais eficácia, o sistema imunológico precisa estar funcionando bem, Dra. Marcella afirma que há sim ações para que isso aconteça, como manter uma alimentação balanceada (frutas, vegetais, carboidratos integrais, proteínas, gorduras boas e uma boa hidratação com água e outros líquidos, por exemplo), praticar atividade física moderada, ter bons hábitos de sono, redução do estresse, ingestão de suplementos e medicamentos fitoterápicos específicos. “Suplementos alimentares e a prescrição de medicamentos fitoterápicos podem ser estratégias médicas individualizadas para correção de disfunções que impactam negativamente o bom funcionamento do sistema imunológico.”
 
Diversos especialistas indicam, por exemplo, o consumo regular de Echinacea Purpurea, já que a substância é conhecida por estimular o aumento de anticorpos e células de defesa do organismo. São inúmeros os artigos de especialistas e estudos ciêntíficos que trazem esse esclarecimento. Um exemplo é o artigo (AQUI) do Dr. Jorge R. Alonso, Professor da Faculdade de Medicina (Univ. Buenos Aires) e Presidente da Sociedade Latino-americana de Fitomedicina, que relata que o consumo regular por até três da Echinacea é positivo para imunoestimular bem o corpo e combater a reação do novo vírus. A Anvisa por sua vez aprovou que a Echinacea atua como preventivo e coadjuvante na terapia de resfriados e infecções do trato respiratório.

 Vários são os benefícios descritos em literatura científica de fitoterápicos que podem apresentar funcionalidades benéficas prevenindo e melhorando sintomas de doenças virais, que afetam o aparelho respiratório e podem ser consumidos através de alimentos funcionais, chás e infusões, suplementos nutracêuticos e medicamentos. Entre as plantas mais citadas nos estudos está a Echinacea Purpurea”, detalha Marcella.

A boa notícia então é que temos dentro de nós mesmos um importante aliado e combatente nesta luta contra o novo coronavírus, que é o nosso sistema imunológico, e que podemos inserir medidas em nosso dia a dia para cuidar dele e prepará-lo para enfrentar com toda sua força e vitalidade as ameaças representadas pelo COVID-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados