Para auxiliar os
estudantes a continuar se preparando para as provas do ENEM e exames
vestibulares, a Geekie anuncia a gratuidade do Geekie Games para 20 mil alunos
de escolas públicas. Atualmente, a plataforma já conta com 115 mil estudantes
que utilizam a versão completa e gratuita. Para acessar: https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames
Plataforma intuitiva que conta
com planos de estudo personalizado, o Geekie Games permite ao estudante fazer
um diagnóstico prévio e gerar conteúdos alinhados à própria demanda para obter
sucesso no ingresso em universidades. Em 2016, foi selecionada como a
ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com o reconhecimento do
Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ao longo da trajetória, a plataforma
auxiliou 73% de estudantes com idade entre 18 anos e 24 anos: 22% entre 25 anos
e 44 anos; e 5% com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36% de homens.
Destes, 72% são de escolas públicas e 28% particulares.
Os alunos das escolas públicas brasileiras ainda
podem pleitear uma das 20 mil vagas disponibilizadas pela Geekie para a
plataforma de estudos focada no ENEM e em vestibulares. Como parte do plano de
colaborar com os estudantes nesse período de suspensão das aulas, o negócio de
impacto social anuncia a gratuidade do Geekie Games. Os jovens podem se
inscrever para receber o benefício pelo site https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames
Geekie Games é uma plataforma intuitiva, que conta com plano de estudos
personalizado e traz um diagnóstico e gera um plano de estudos com base nas
disciplinas e temas que o aluno tem mais dificuldade. Essa análise resulta na
recomendação de conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante,
principalmente em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física,
nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio. Em 2016, Geekie
Games foi selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o
ENEM e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Segundo Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e
mestre em Educação pela Universidade de Stanford, a medida visa contribuir para
que os jovens possam se preparar para exames como ENEM e vestibulares. “Com a
suspensão das aulas por tempo indeterminado, como medida preventiva para evitar
a disseminação do coronavírus (Covid-19), os estudantes que estão se preparando
para o ENEM e exames vestibulares têm um desafio a mais e podem ser
prejudicados. Para auxiliar os jovens e adultos a manterem uma rotina de
estudos e preparo, decidimos abrir a plataforma Geekie Games. É a
nossa forma, como negócio de impacto social, de fazer a nossa parte para que,
como sociedade, possamos vencer esse grande desafio de saúde pública”, afirma
Sassaki. O executivo acrescenta que o Geekie Games já está sendo utilizado
por 115 mil estudantes. Desde a criação, a plataforma já foi utilizada por mais
de 12 milhões de alunos.
Ao longo da trajetória, a plataforma Geekie Games
auxiliou 73% de estudantes brasileiros com idade entre 18 anos e 24 anos: 22%
entre 25 anos e 44 anos; e 5% com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36%
de homens. Destes, 72% são de escolas públicas e 28% particulares. Uma
avaliação sobre o impacto da plataforma atestou que alunos que seguiram o plano
de estudos personalizado na sua totalidade tiveram uma evolução cinco vezes
maior do que a obtida por estudantes com mesmo grau de engajamento, mas que não
se guiaram pela tecnologia adaptativa. “Fica muito perceptível o quanto um
estudante pode se desenvolver se for bem orientado, principalmente, quando esse
apoio se dá de forma personalizada”, acrescentou Claudio Sassaki.
Como funciona?
O primeiro passo é, na plataforma Geekie
Games fazer o simulado a partir de uma prova elaborada nos moldes
do Exame Nacional do Ensino Médio; com o resultado é possível obter uma série
de informações sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. Os
dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise,
apresentam evidências se o candidato realmente aprendeu algo ao longo da
avaliação, se chutou (respondeu ao acaso) a maior parte das questões de forma
aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova.
Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em
uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de
Resposta ao Item (TRI), que é uma modelagem estatística,
empregada no cálculo da nota do Enem, que permite estimar a proficiência de um
aluno e compará-la entre avaliações diferentes.
Ao final do simulado, o estudante tem uma nota
estimada – sendo cada uma para os quatro braços latentes na matriz do ENEM. Com
isso, pode comparar o resultado obtido com a nota de corte no curso e
universidade pretendidos. A partir do diagnóstico baseado nesse desempenho,
Geekie Games produz um roteiro de estudos personalizado. São mais de 640 aulas
alinhadas à matriz curricular do ENEM, cobrindo 400 tópicos em nove disciplinas
e redação; são vídeos, textos, mais de 5.700 exercícios e resumos de aula. A
empresa contratou a consultoria Metas Sociais – referência em avaliação de
iniciativas de educação – para investigar o potencial impacto causado pelo uso
do Geekie Games e, dos 143 mil estudantes pesquisados, o aumento foi de 72
pontos TRI, ou seja, a solução tem real potencial de diminuir o gap entre o
ensino privado e público, que ao longo dos últimos anos foi de em média 70
pontos na escala TRI. A pesquisa mostrou que os grupos que mais se beneficiaram
foram os que estudam em escolas públicas; estudantes que trabalham e estudam; e
com nível socioeconômico mais baixo. "Todos tiveram o Geekie Games como um
diferencial para o preparo para a realização do sonho de ingressar no ensino
superior", afirma Claudio Sassaki.
GEEKIE
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