Ausência de clima
confortável na empresa pode comprometer o desempenho do colaborador e os
resultados atingidos; especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade recomenda apostar na humanização e ensina o que fazer
Antes da pandemia do coronavírus atingir o
Brasil, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades
verificava que 12 milhões de brasileiros já trabalhavam de casa. Agora, com o
isolamento social, o número de trabalhadores que fazem home office aumentou
exponencialmente. Mas há alguma fórmula para que as empresas humanizem este
momento e consigam gerar resultados positivos para todos os envolvidos?
Proporcionar um clima organizacional positivo
para a equipe deve ser prioridade para qualquer gestor. Um estudo da
Universidade da Califórnia indica que um funcionário feliz é, em média, três
vezes mais criativo e 31% mais produtivo em comparação aos insatisfeitos.
“O líder deve criar um time colaborativo,
onde cada um contribua com suas habilidades para que, todos juntos, alcancem a
excelência e atravessem esse momento conturbado”, explica Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano e
autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”.
Para saber como conquistar mais resultados
durante o período de quarentena, a autora lista cinco dicas:
1 - Aposte na colaboração
Colaborar é um pressuposto básico do
chamado "mundo ágil". Para a especialista, é a partir do
ambiente colaborativo que as coisas fluem e as pessoas são capazes de fazer
"o dobro na metade do tempo".
“O mundo está em transformação, e o ambiente
profissional precisa estar alinhado a isso para sobreviver e crescer, dando
conta do cuidado com e entre as pessoas envolvidas no processo. Os seres
humanos são sempre os atores principais, por meio dos quais todo o resultado
vem”, explica ela.
2 - Lidere de maneira humanizada
Mesmo ainda estando presente em muitos
modelos de trabalho, o estilo de liderança “comando e controle”, ou seja, o
famoso “eu mando e você obedece” já está mais do que ultrapassado e não atende
à nova realidade do mercado. “Ficar preso ao antigo modo de liderança é estar
fadado ao fracasso. As pessoas mudaram e o ritmo de trabalho também precisa ser
outro”, avalia Susanne.
“Hoje é inadmissível gritar com um
funcionário, ou até mesmo exigir que simplesmente cumpra determinada tarefa,
sem ponto de vista crítico. A motivação para exercer as atividades deve vir do
próprio profissional. Para isso, os gestores precisam exercer uma liderança
servidora, que inspire os colaboradores”, enfatiza.
3 - Faça perguntas poderosas
Para que os resultados sejam efetivos,
Susanne explica que o gestor precisa saber diferenciar as perguntas “fracas”
das perguntas “poderosas”, para poder utilizar somente o segundo tipo de
questão. “Perguntas fracas levam as pessoas a sentirem-se culpadas, abrindo
espaço para justificativas. Perguntar, por exemplo, “por que tal prazo não foi
cumprido?”, não ajudará em nada a aprimorar a performance do profissional, nem
mesmo a encontrar soluções”, esclarece a especialista. Em vez disso, uma
pergunta poderosa do tipo “o que você pode fazer para o prazo ser cuprido da
próxima vez?” ou “qual foi o seu aprendizado diante do não cumprimento do
prazo?”, é o ideal para trazer impactos positivos.
4 - Exercite a empatia
O isolamento social costuma ser estressante
para todos na empresa, podendo gerar conflitos. Para dar conta dessa questão,
praticar a empatia é essencial. “O exercício da empatia é a capacidade de se
imaginar no lugar do outro, para saber como você se sentiria caso estivesse na
mesma situação vivenciada pela pessoa. Bons líderes precisam ser empáticos,
independente do crachá”, salienta Susanne, acrescentando que isso contribui
também na construção de uma gestão horizontal, alinhada com o novo mundo do
trabalho.
5 - Celebre cada conquista
Uma outra maneira eficiente de humanizar o
ambiente de trabalho é celebrar cada conquista, valorizando tudo o que for
feito de bom pela equipe. “Quando os líderes agem dessa forma estão ajudando
seu time a se sentir reconhecido, o que o leva a conquistar cada vez
mais”.
“Antes dessas atitudes contribuírem para a construção
de um ambiente humanizado, elas representam o desenvolvimento humano e
importantes passos para a qualidade de vida pessoal, o que hoje é conquistado
na relação com o trabalho e traz impactos positivos nos resultados. Assim todos
ganham: empresa e profissionais”, encerra Susanne.
Susanne Anjos Andrade -
Autora dos best-sellers "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil",
lançado pela Editora Gente, e "O Segredo do Sucesso é Ser Humano", e
do livro digital "A Magia da Simplicidade". É coach, palestrante e
professora de cursos de MBA pela Faculdade de
Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira,
coaching e liderança. Também é sócia-diretora da A&B Consultoria e
Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil
Comportamental", e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos
(ABRH-SP).
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