Certas
atitudes não funcionam bem com o público
Autenticidade, personalidade e ser presente nas
redes sociais ajudam no posicionamento da sua marca pessoal. Mas e o
que não fazer? Estratégias erradas de posicionamento nas redes podem complicar
todo o planejamento e tirar a credibilidade do profissional com seu
público-alvo. Algumas tarefas devem ser evitadas para não ocasionar crises.
Madalena
Feliciano, gestora de carreira e hipnóloga, explica o que tanto
grandes marcas quanto pessoas comuns devem evitar nas redes sociais,
começando por uso de temas polêmicos, já que são prejudiciais
a marca e podem gerar ruídos com o público. “Posicionamentos
políticos, religiosos. Exceto se for intencional e fizer sentido com
a marca. Cuidado com temas polêmicos e sensíveis para a sociedade. O
profissional deve entender que tem muitos pontos sensíveis a determinados
grupos e ainda aponta que é preferível evitar sua vida pessoal ao máximo:
“exposição da vida privada é desnecessário: o que você bebe, quem você beija,
pode não ser interessante postar”, complementa Madalena.
O trabalho de personal branding é importante para
cativar público e algumas atitudes devem ser evitadas para não prejudicar a
comunicação. Uma delas é evitar o chamado overposting. Essa prática
consiste em publicar vários itens em um curto espaço de tempo. Isso é mal
visto, já que o público-alvo não gosta de entrar nas redes sociais e ver várias
postagens de uma só pessoa ou empresa. “Para estabelecer
nossa marca pessoal não se deve misturar postagens, muita gente
desconhece como postar, o que postar, tipos de assunto. A gente deve seguir um
padrão nesse sentido”.
Outro ponto a ser evitado são as já
conhecidas fake news, postar notícias falsas é péssimo para o sucesso de
uma marca pessoal. É muito fácil desmentir informações, então tenha
cuidado ao informar ou repassar informações que não sejam verdadeiras. Ser
verdadeiro ajuda a criar uma imagem confiável. Madalena Feliciano, master
coach, ainda comenta outra atitude que não é bem-vinda para criar uma marca pessoal,
copiar conteúdos de outras fontes: “Mensagens robotizadas ou usar fórmulas
prontas desumanizam a forma de contato”. O público pode perceber isso ao
comparar com outros perfis do mesmo segmento e sua marca ser rotulada
como irrelevante, sem novidades e desinteressante. Além de estar reproduzindo
um material elaborado por outra pessoa, essa prática não atrai sua rede de
contatos.
Por último, evite a polêmica pela polêmica. Trazer
discussões sobre assuntos controversos pode tirar o foco da sua imagem e criar
relações conflituosas com seu público, contribuindo a segregá-lo. Suas
informações chegarão para diversas pessoas, com gostos diferentes,
posicionamentos variados e ideias distintas. Então, entrar em debates só fará
com que você crie conflitos. Seguindo esses passos, o profissional se livrará
de muitos problemas e crises.
Credibilidade e seriedade são essenciais para a
relação com o público, é importante trazer isso não só na vida offline, mas
também para o público virtual.
Madalena
Feliciano
Gestora
de Carreira e Hipnóloga
Professor
Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.
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