Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Microfisioterapia para tratar endometriose

Divulgação

 A endometriose acaba sendo uma dor de cabeça para muitas mulheres, provoca dores, impede, muitas vezes, uma gravidez e pode, sim, estar envolvida com processos emocionais profundos e que podem ser auxiliados com a Microfisioterapia. O fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr, que trabalha com Saúde Integrativa, explica um pouco mais sobre o assunto.


”Você sabia que a Endometriose, geralmente, está conectada a processos de exclusão, de alguma forma? Um aborto, um abuso, uma negação da energia feminina que podem provocar uma disfunção física”. Quem explica é o fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr, que trabalha com Saúde Inegrativa e práticas como a Microfisioterapia, que pode ser usada nessa questão. “E dá para tratar somente com o campo das emoções? Não. Mas pode ser que a descoberta das causas traumáticas acelere os processos de tratamento”, enfatiza Sérgio.

O fisioterapeuta explica que, geralmente, a endometriose está conectada a dois tipos de conflitos: ou a uma negação do processo feminino de fertilidade, que pode vir de uma perda, um abuso, uma negação do feminino, a incapacidade de se sentir potente para levar uma gravidez até o final, por exemplo. “Por isso, segundo ele, o processo se torna, aos poucos, doloroso e provoca dores e causa outros problemas relacionados”.

Sérgio lembra que as dores podem aparecer durante todo o tempo, especialmente no baixo ventre ou conectadas aos órgãos reprodutores, e podem aparecer com maior intensidade durante o período menstrual, com um fluxo intenso ou uma menstruação irregular e com muitas cólicas. Podem provocar constipação, náuseas. E a Endometriose pode levar, claro, à infertilidade, o que preocupa muitas mulheres.

“Não estou dizendo para não procurar um ginecologista. Endometriose precisa ser tratada e é preciso investigar, obviamente, ela está ligada a processos físicos hormonais, por exemplo”, explica o fisioterapeuta. “Entretanto, ela também tem como causa primária um trauma ou uma memória cristalizada nos tecidos do corpo, e pode ser que isso dificulte o tratamento, ou pior, faça com que os sintomas voltem, depois de um tempo”.

Segundo ele, é aí que entra a Microfisioterapia: “na hora de buscar essas memórias, esses traumas, e avisando o organismo de que ele está seguro, de que o tratamento está sendo feito e que ele pode se desfazer das memórias que causam o problema ou que o agravam. É um processo suave e gentil, porque a Microfisioterapia vai buscar memórias gravadas nos tecidos do corpo. Mas, uma vez encontradas, elas podem ser limpas, e é o que vai ajudar a complementar o tratamento”, revela.

Ou seja, se você sofre com a endometriose, siga seu tratamento, mas busque se há alguma causa emocional conectada com o seu caso físico. Se houver, a microfisioterapia pode ser um ótimo coadjuvante, que ainda vai ajudar também a entender outros processos emocionais e a criar uma rotina mais saudável e a observar a sua saúde integral e plena.




Biointegral Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados