Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Curtir a folia com saúde é a melhor dica para o Carnaval


Em fevereiro, os foliões já têm compromisso marcado: aproveitar o Carnaval. Durante os dias de festa, exageros são comuns, tais como muitas horas sob o sol e calor, som alto, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, esforço intenso da voz e pouco tempo dedicado ao sono. Mesmo assim, é possível se divertir sem perder a energia e o bem-estar. Abaixo, seguem as dicas do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia para cuidar da saúde durante os dias de folia. Confira.

Som alto: A exposição a sons muito altos, como acontece em trios elétricos e blocos, é muito prejudicial. Em curto prazo, causa sensação de pressão nos ouvidos e zumbido. Mas, em longo prazo, pode gerar perda auditiva, já que a exposição prolongada a ruídos altos, no decorrer da vida, tem efeito cumulativo.


Dica: A recomendação é se posicionar a uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som e fazer uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos, principalmente para os ritmistas das baterias dos blocos de Carnaval e das escolas de samba.


Pouco tempo de sono: Dormir é o momento reparador do organismo, e a falta dele pode trazer muitos problemas, como falta de memória, ansiedade e até mesmo causar acidentes por causa do cansaço, além de prejudicar o sistema imunológico.


Dica: Cuidar do sono é tão importante quanto a alimentação. Se programe para uma boa noite de descanso, que pode dar ainda mais disposição para os próximos dias de folia.


Disfonia (rouquidão): Em um ambiente com bastante barulho, é comum que elevemos o tom de voz para falarmos. Além disso, muitas horas cantando também força as cordas vocais, causando a disfonia, conhecida como rouquidão.


Dica: Falha na voz ou rouquidão por até uma semana são situações consideradas normais. Neste caso, faça gargarejos com água morna e sal por pelo menos 30 segundos. Também é importante fazer repouso vocal, ou seja, ficar em silêncio, que faz com que a corda vocal desinflame, ajudando a voz a voltar mais rápido. Por fim, tomar muita água e manter-se hidratado ao longo do Carnaval é fundamental.


Bloco com crianças: Carnaval com os pequenos exige bastante cuidado com a hidratação. Além disso, roupas leves e evitar exposição excessiva ao sol são fundamentais para o bem-estar deles. O som alto demais pode prejudicar a audição das crianças para o resto da vida, e até mesmo deixá-las desorientadas no meio da festa, aumentando as chances de se perderem.


Dica: Escolha blocos infantis ou festas em clubes, com horário e ambiente adequados. Para as famílias que buscam um Carnaval mais agitado, vale não se aproximar muito do som e nem da aglomeração de pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados