Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Como ser mais sustentável neste carnaval


A sustentabilidade também pode ser uma das protagonistas da folia. As jornalistas e produtoras de conteúdo do Desavesso, canal focado em moda sustentável, dão dicas de como curtir o Carnaval com atitudes mais sustentáveis.

Nicoly França explica que não é tão difícil ser mais consciente nesta época.

“Basta uma atenção maior e um esforço para mudar hábitos simples para ser mais sustentável”. Maria Fernanda Teixeira também ressalta que qualquer atitude que seja já traz impactos positivos. “Por menor que seja a nossa atitude, ela com certeza faz a diferença no conjunto para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente”. Confira as dicas:


Fantasia ‘reciclada’
 
Optar por usar peças que já tem em casa, roupas de brechó, customizar e até mesmo usar materiais recicláveis para compor os looks. Maiôs, biquínis, bodies, por exemplo, estão super em alta e podem ser usados no dia a dia, ao invés de serem comprados apenas para usar no carnaval.


Use glitter ecológico
 
Utilizar glitter ecológico é uma boa opção para gerar menos lixo. O glitter normal é composto por microplásticos e o controle do descarte desse material, por ser muito pequeno, é praticamente impossível. Quando ele é lavado e vai pro ralo, ele vai direto para os rios e para os oceanos. Mas há diversas marcas que oferecem o glitter sustentável e biodegradável, se não tiver na sua cidade, vale procurar na internet.

Leve seu copo
 
Uma outra atitude que faz toda a diferença é levar o seu próprio copo para as festas, para evitar o uso de copos descartáveis. De acordo com os dados da Prefeitura de São Paulo, no carnaval do ano passado, foram recolhidas 649 toneladas de lixo, boa parte de copos e garrafas plásticas. 


Prefira latinhas a garrafas
 
Quando for comprar bebida, dê preferência às bebidas de latinhas. Pois a reciclagem de alumínio é muito maior que a de vidro, por exemplo. Além disso, o vidro é mais perigoso e pode causar acidentes. 


Acessórios mais sustentáveis
 
Tente evitar acessórios com muito plástico. Prefira acessórios feitos com materiais mais fáceis de reciclar e/ou biodegradáveis. 


Jogue lixo nos lugares certos, e nunca no chão!
 
Quando você gerar algum lixo, procure lixeiras para descartar os resíduos nos lugares corretos. Nunca jogue no chão, além de ser falta de educação, pode causar danos terríveis, principalmente porque o Carnaval é uma época de chuvas e os bueiros, se tiverem com lixos, podem causar estragos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados