Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Combinar bebida alcoólica com água diminui os efeitos da bebedeira e reduz a ressaca


Em época de Carnaval, quem nunca queimou a largada no primeiro dia de folia que atire o primeiro copo. A boa notícia é que é possível evitar os sintomas desagradáveis da ressaca e até mesmo sofrer menos os efeitos do aumento da ingestão alcoólica simplesmente intercalando a sua bebida preferida com água. A nutricionista consultora da Lindoya Verão, doutora Kárita Lima explica por que a água é uma grande aliada de quem gosta de ingerir bebida alcóolica. “Além de reduzir a ressaca, a água hidrata e auxilia no processamento da bebida pelo fígado. Com isso, ela diminui os efeitos da intoxicação no organismo causada pelo álcool.”

A especialista ressalta que o álcool altera a resposta fisiológica bloqueando a produção de vasopressina, hormônio responsável pela conservação de água nos rins. “Isso faz com que a urina fique muito diluída e causa a desidratação, que é a grande responsável pela ressaca e o mal estar”, esclarece. Basta ingerir a mesma quantidade de bebida e de água para evitar os sintomas desagradáveis causados por sua ingestão em excesso, de acordo com a nutricionista. “Se possível, dê preferência pelo consumo de água mineral natural, cujos sais minerais como cálcio e magnésio, ajudam a potencializar o efeito hidratante”, indica.

A dica de beber água pode parecer simples, mas não são muitos os que consomem bebida alcóolica que seguem a recomendação. Caso a pessoa se esqueça de se hidratar corretamente durante os momentos de folia e acordar de ressaca, caprichar na ingestão de água vai ajudar a diminuir os sintomas desagradáveis. “Dependendo de como foi a ingestão de álcool, é possível que a pessoa apresente uma ressaca com sintomas de desidratação e dor de cabeça. Nesse caso, a dica é consumir bastante água logo após acordar e continuar assim nas próximas horas, a fim de restabelecer o perfil de hidratação corporal o mais breve possível”, aconselha Kárita.




 Fonte: Kárita Lima - nutricionista consultora da Lindoya Verão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados