Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Carnaval: Excesso de barulho pode causar Trauma Acústico


No período de Carnaval algumas pessoas ‘extravasam’ mais do que de costume, comportamento que pode trazer prejuízos à saúde, como, por exemplo, aos ouvidos, pois elas passam a ter um sintoma muito comum na população: o zumbido. “O zumbido é uma indicação de que algo de errado está acontecendo no organismo, como se fosse um desajuste, devido ao excesso de som alto, ingestão de gordura, cigarro, álcool e até alguns medicamentos ingeridos. E é neste período que as consultas no consultório com pessoas com o zumbido e outros problemas aumentam”, explica Dra. Tanit Ganz Sanchez.
O som alto dos ensaios das Escolas de Samba, dos shows e das baladas podem causar o chamado “Trauma Acústico” – uma lesão no ouvido interno frequentemente causada pela exposição a ruídos com decibéis elevados e  que  pode ocasionar na  perda de audição entre 30 e 40 anos de idade e podem causar o temido zumbido no ouvido, que pode ser considerado como um sintoma da perda auditiva precoce. Embora, a maioria dos casos de zumbido sejam diagnosticados após a idade de 50 anos, devido aos medicamentos e maus hábitos alimentares, o quadro persistente pode ocorrer em qualquer idade.
O ideal é colocar os protetores auriculares, já usados até pelas celebridades do carnaval, e fazer um intervalo de hora em hora do barulho, além de se manter distante das caixas acústicas. “Esse cuidado é necessário para que os tímpanos ou qualquer outra parte do canal auditivo  não sejam afetados, pois temos muitos pacientes sendo tratados devido a essas exposições e o som alto, que pode até causar danos irreversíveis, como possivelmente apresentará perda de audição entre 30 e 40 anos de idade”, complementa a Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez.
Os números do zumbido no ouvido:
O zumbido no ouvido ocorre em pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes, podendo comprometer o sono, a concentração na leitura, o equilíbrio emocional e até a vida social, profissional e familiar.

Aumento progressivo do número de pessoas com Zumbido:
Um levantamento do ‘Instituto Ganz Sanchez’ estima que no Brasil existam de 34 a 48 milhões de pessoas com zumbido no ouvido, tratando-se de um aumento expressivo em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos.

10 dicas para evitar o zumbido nas festas e comemorações:

1. Em locais barulhentos: use protetores de ouvido e faça intervalos de 10 minutos por hora.

2. Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar por mais de 2 horas. 

3. Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina. 

4. Hidrate-se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas.

5. Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar.

6. No caso de Zumbido, troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade aos sons. 

7. Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial.

8. Evite automedicação: certos remédios podem agredir os ouvidos. 

9. Incorpore mais momentos de prazer na sua vida para restaurar a função dos órgãos.

10. Visite seu médico regularmente para exames preventivos gerais e auditivos.




Profa Dra. Tanit Ganz Sanchez - Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez, criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja) e do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido. Assumiu a missão de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. É especialista em Zumbido, Hiperacusia, Misofonia e Distúrbios do Sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados