Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Carnaval: Dicas de cuidados para o seu pet



Para muitos o carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano. Tem aqueles que gostam de pegar a estrada e viajar, os que preferem ficar em casa e assistir os vários desfiles das escolas de samba e ainda aqueles mais animados que não perdem nenhum bloquinho. Mas se você tem um pet em casa, deve sempre se lembrar que para cada programação seu companheiro precisará de um cuidado ou atenção diferente. Para isso, a Pet Anjo,  único marketplace de serviços Pet do Brasil com certificações internacionais, dá algumas dicas dos principais cuidados pet para este feriadão.  Confira: 


1- Vou pular carnaval!

Se você faz parte do grupo dos mais animados, que gosta de aproveitar ao máximo todos os bloquinhos, tem duas opções: deixar seu pet em casa ou levá-lo com você. Os cuidados com seu pet para essas situações são bem diferentes.


Pet na folia com você

Se você quer levar seu pet junto com você no bloquinho, lembre-se que não é uma tarefa fácil. Requer MUITA atenção e responsabilidade. Como é um ambiente muito agitado e com muitas pessoas que seu pequeno não conhece, não recomendamos você levá-lo, pois ele pode ficar tímido ou inquieto, com medo. E muitas vezes quando nossos pequenos não se sentem confortáveis com essas situações, eles podem reagir de maneira reativa mordendo, avançando em alguém ou até fugindo! Por esses motivos, não recomendamos que você leve seu pet pra folia, apenas se ele for muito sociável, tranquilo, e acostumado com bastante movimento. Se mesmo assim esse for o perfil do seu pet e você quiser levá-lo no bloquinho, veja algumas dicas:


1- Identificá-lo, Identificá-lo e Identificá-lo.

No meio de tanta gente, não é muito difícil nos desencontrarmos dos amigos, não é mesmo? Imagine do seu pequeno. Então, vale a pena caprichar na(s) identificações que você colocará nele. Se ele já tem uma coleira com o nome dele, ótimo! Mas lembre-se que tão importante quanto o nome dele, é você colocar os seus próprios dados pessoais como nome, telefone, endereço, email e até o facebook!

“Mas onde colocar tudo isso?!” Você pode inserir esses dados em diversos lugares, de diversas maneiras. Aqui na Pet Anjo, alguns de nossos Anjos (profissionais da nossa equipe) criam tags com todas essas informações de contato, plastificam e anexam na coleira, na guia, ou até mesmo na roupinha. Use sua criatividade para manter seu pet seguro e aproveite sem preocupações.


2- Coleira + Guia

Apesar de ser óbvio, vale lembrar que em hipótese alguma você deve sair de casa com seu pet sem coleira e guia, sobretudo em um ambiente tumultuado e cheio como um bloquinho de carnaval. Por mais que seu cachorro seja super educado e não saia do seu lado, mesmo sem coleira, não pense duas vezes e coloque uma coleira + guia. Lembre-se, é sempre melhor previnir do que remediar.


3- Cuidado com os barulhos

Nossos pequenos, sobretudo os cães, tem uma audição muito mais desenvolvida do que a nossa. Então o que pode não estar muito alto para nós, para ele pode estar absurdamente alto. E como no carnaval o que não falta é musica, devemos ficar atentos para evitar que nossos peludos fiquem muito próximos às caixas de som. 


Você na folia e seu pet em casa

Se assim como a maioria dos pets, o seu não for tão sociável a ponto de ficar tranquilo num ambiente muito agitado, você não precisa deixar de curtir por isso. O que não significa que você deverá esquecê-lo sozinho em casa enquanto aproveita a folia. Se você não pretende passar mais que 3 ou 4 horas fora, pode ser que seu pequeno fique bem sozinho em casa, sem maiores preocupações. Mas, como bem sabemos, geralmente as folias duram o dia todo.

Então se você pretende passar mais que 4 ou 5 horas fora, é importante dedicar uma atenção ao seu pequeno nesse meio tempo. Afinal, o carnaval acontece numa época MUITO MUITO quente . E se você não quiser sair no meio da festa para trocar a água, dar ração, fazer um passeio e um carinho no seu pequeno, não tem problema! Você pode contar com a ajuda de um de nossos Pet Sitters para fazer uma visita e dar toda atenção e carinho que seu pequeno precisa no conforto de sua casa enquanto você aproveita tranquilo! 


1- Vou viajar!

Se você quer aproveitar o feriadão para viajar e fugir um pouco do agito para relaxar, e está pensando “Poxa, tenho tudo programado para viajar, mas não tenho onde deixar meu pet”. Nós podemos te ajudar! Nosso serviço de Hospedagem Familiar é a melhor opção para quando você precisar viajar, seja no carnaval, nas férias ou qualquer data durante o ano.

Nesse serviço, você hospedará seu pequeno na casa de um profissional que AMA pets, passou por um rigoroso processo seletivo e ainda por um treinamento super completo, conduzido pela nossa fundadora, Dra. Carol Rocha. Tudo isso para que seu pequeno fique hospedado na casa de uma família, que assim como a sua, dará muito carinho e toda atenção que ele merece!


2- Vou ficar em casa!

Se você é do tipo mais caseiro e não pretende fazer grandes programações fora de casa e pensa que não tem que se preocupar com seu pet, está enganado. Como já comentamos aqui, a época de carnaval faz muito calor e costuma ser bastante barulhenta! Então, não somente no carnaval, mas durante todo esse período de calor intenso, você deve tomar alguns cuidados com seu animalzinho, mesmo quando ele estiver dentro de casa.


Algumas dicas para que amenizar o calor e garantir que ele fique bem:

Hidratação

O mais importante nos dias quentes é hidratar, hidratar e hidratar! Para incentivar seu pequeno a tomar bastante água, troque sempre a água do pote. Mantendo-a sempre nova e fresca. Outra ótima dica para que ele beba bastante água é colocar algumas pedrinhas de gelo na água ou então encher o pote metade com água em temperatura ambiente e metade bem gelada!


Atenção com animais de focinho curto

Animais braquicefálicos (com focinhos curtos) como cães das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu e gatos Persas, são mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico. Eles precisam de cuidado extra! Limite os exercícios, faça mais pausas, ofereça mais água e líquidos, fuja do sol e do calor!


Fique atento aos sinais

Se seu pet está ofegante, salivando muito, não quer andar, comer, beber água fique atento! Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca para seu pet!  Um animal excessivamente ofegante (especialmente gatos ofegantes), com dificuldades para respirar, aumento da frequência cardíaca e respiratória. Ou ainda com fraqueza muscular, salivação excessiva, muito parado ou muito agitado, vomitando, com a língua e mucosas azuladas ou acinzentadas, perda de consciência e convulsões pode estar com choque térmico, não perca tempo! Coloque sacos de gelo (especialmente nas axilas e nas região da barriga e entre as patas de trás), ligue o ar condicionado ou ventilador do carro e vá para o hospital veterinário mais próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados