Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

As complicações na gestação da mulher com obesidade


 - Os perigos estão desde a concepção do feto até o parto e saúde do bebê

- 4 de março é o novo Dia Mundial da Obesidade
- Endócrinos fazem ação no metrô de SP 


No Brasil, cerca de 20% das mulheres são obesas e mais da metade tem sobrepeso. Consequentemente, a prevalência de mulheres com excesso de peso na idade fértil é maior, trazendo repercussões desde a concepção do feto até a saúde do bebê ao nascer.

Na concepção: a mulher com obesidade tem maiores riscos de infertilidade, pois o excesso de peso aumenta a produção de insulina, que age no ambiente ovariano gerando acúmulo de hormônios masculinos. “Essas mulheres também têm maior risco de abortamento e de insucesso nos tratamentos sobre infertilidade”, alerta Dra. Viviane Molinos, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Na gestação: entre os riscos aumentados estão o de tromboembolismo venoso, o diabetes gestacional e o aumento das desordens hipertensivas, como a pré-eclâmpsia.

No parto: trabalho de parto prolongado, lacerações no períneo, infecções puerperais e maior possibilidade de parto por cesariana são alguns dos problemas causados pelo excesso de peso da gestante.

Em relação ao feto: o bebê da mãe com obesidade pode apresentar macrossomia, que é o peso exagerado ao nascer (normalmente maior de 4 kg). Entre outras complicações derivadas do excesso de peso da mãe estão: hipoglicemia, lesão dos nervos dos ombros e anomalias congênitas, sendo a mais comum, o defeito do sistema nervoso do tubo neural “A célula de gordura da mãe faz o ácido fólico perder o efeito protetor que teria na formação do sistema nervoso do bebê”, explica a Dra. Viviane. Ela complementa que filho de mãe com obesidade tem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes no futuro.

Ação de conscientização - No dia 2 de março, das 10 às 14 horas, a estação Santa Cruz do metrô de São Paulo recebe orientações para a população sobre a obesidade. A iniciativa é da SBEM-SP.

Médicos e enfermeiros voluntários da SBEM-SP darão orientações sobre prevenção e tratamento da obesidade, irão conferir o peso e a altura para cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de medir a circunferência abdominal.

A obesidade é uma epidemia que afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo, mas ainda não é totalmente compreendida: o paciente que sofre de obesidade precisa de tratamento como qualquer outra doença. 




Ação pelo Dia Mundial da Obesidade

Quando: 2 de março de 2020
Horário: Das 10 às 14 horas
Local: Estação Santa Cruz do Metrô de São Paulo

SBEM-SP - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados