A informação foi apresentada a empresários do setor de gastronomia
durante o workshop Marketing digital para restaurantes, realizado pelo
Sebrae/PR
Ter presença digital
e atrair seu cliente pelo online não é mais uma alternativaou um diferencial de
negócio, mas uma estratégia para quem quer manter-se no mercado. Principalmente
no setor de alimentação, com a proliferação de aplicativos de delivery que
facilitam a escolha do prato, a entrega e o pagamento. Para orientar os
empresários do setor, o Sebrae/PR realizou nesta quarta-feira (12) o workshop
Marketing digital para restaurantes, com a especialista Milena Mancini.
Segundo a
coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, mais de 70%
das empresas do setor de turismo no Paraná são do segmento de gastronomia e
vivenciam essa preocupação.
“As plataformas de
comercialização, como a iqfome, iFood, Rappi, Uber Eats mudaram o jeito como
escolhemos comida. E os empresários desse setor sabem que precisam ter presença
no universo online. Esse workshop foi organizado para atender uma necessidade
trazida por esses empreendedores em busca dos melhores resultados para seus
negócios”, explicou a organizadora.
Durante sua palestra,
Milena Mancini reforçou a relevância da presença no universo online. De acordo
com Mancini, 93% dos processos de compras têm início em uma busca na internet.
“Qual será a receita do sucesso para ser bem avaliado e fazer com que o
consumidor escolha seu produto, quando há tanta oferta e tanta competição?”,
provocou a especialista.
Para introduzir o
tema, ela falou sobre o novo comportamento de consumo baseado em recomendações,
sobre persuasão das redes de relacionamentos e a presença do mobile na vida dos
brasileiros. “Muitos empresários sabem que precisam estar também no virtual, a
dúvida quase sempre é como fazer isso de uma forma que gere resultados. Eu
sempre recomendo o planejamento das mídias. É fundamental saber para onde você
está indo e como vai chegar lá”, explicou.
O Quitutto GastroPub
conseguiu crescer 40% depois de seu primeiro trabalho com o Sebrae/PR, por meio
do Sebraetec. Para o empresário Rafael Quitutto, as atualizações e workshops
oferecidos pelo Sebrae/PR são fundamentais para quem quer sustentabilidade e
lucratividade nos negócios.
“Atualmente, usamos o
Instagram para divulgar novos pratos, promoções e a marca. Mas entendo que há
muito a aprender para fazer diferente, quem sabe até para passar a vender
online, o que ainda não fazemos”, avaliou o empresário.
Segundo Mancini, o
Quitutto é um dos estabelecimentos atentos à preferência dos brasileiros. Uma
pesquisa recente revelou que o Instagram é a rede social favorita de 47,1% dos
entrevistados. O Facebook ficou em segundo lugar com uma folga considerável e
apareceu como a escolhida de 29,6%.
“O Instagram é a rede
perfeita para quem trabalha com gastronomia. Sugiro aos meus clientes que
utilizem a foto do momento, feita pelo celular mesmo, nos stories para
registrar o agora. E as fotos profissionais, produzidas, devem ser usadas no
feed. Não deixe de marcar a localização de seu negócio e algumas hashtags.
Também recomendo as lives, que fazem com que seus
seguidores lembrem-se de você”, explica a especialista.
Com a experiência de
43 anos no ramo de alimentação, o empresário Augusto dos Santos, da Devons
Steak House, saiu surpreso com as possibilidades apresentadas durante a
palestra.
“O empreendedor
precisa conhecer um pouco de tudo para poder estar à frente de seus negócios
com segurança. Essa era uma área pouco familiar para mim. Sem conhecimento
sobre as particularidades dos negócios no ambiente online, ficava difícil
entender se as soluções propostas pela agência eram boas de fato para nosso
perfil. Agora tenho argumentos e mais clareza quanto ao que precisamos e para
onde vamos”, contou.
Para encerrar, a
palestrante frisou aos empreendedores que o marketing digital não se limita às
redes sociais – que são apenas ferramentas nesse universo.
“É fundamental ter presença
no Google, em sites de reputação (como os aplicativos de delivery), e, mais
importante que qualquer outra estratégia, ter seu próprio site, que é o único
território onde você tem total controle da informação. Nele você deve colocar
um mapa com seu endereço, que pode ser do próprio Google Maps; fotos, que você
pode puxar do Instagram, e um link para atendimento por WhatsApp Web, que é
outro grande fenômeno no setor da gastronomia”, finalizou.
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