Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Saúde Ocupacional explicam sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue



Doença, assim como a zika e a chikungunya, é mais propícia para alta de casos durante o verão 


O verão chegou e com ele a preocupação sobre o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya aumenta. Em janeiro do ano passado, por exemplo, o país registrou aumento de 149% nos casos de dengue (quase 55 mil casos confirmados), de acordo com dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. 

Com o objetivo de alertar a população e esclarecer eventuais dúvidas sobre a doença, a Dra. Tatiana Borna Trigo, médica do Porto Seguro Saúde Ocupacional, explica o que é, quais são os sintomas, diagnósticos e tratamento da dengue.


O que é?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que possui hábito diurno e se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. A doença não é contagiosa.      
                                             

Quais são os sintomas?

Muitas pessoas confundem os sintomas com a da gripe. Por isso é importante comparar e notar se os sintomas se assemelham com os descritos abaixo:

- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto e duração em média de 2 a 7 dias;

- Dor de cabeça;

- Dores no corpo e articulações;

- Cansaço e fraqueza;

- Dor atrás dos olhos;

- Manchas avermelhadas e coceira na pele;

- Náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, sangramento de mucosas.

Atenção para as situações de hemorragias (sangramento nasal, gengival, vaginal), manchas arroxeadas na pele. Procurar atendimento médico.


Como é diagnosticada a dengue?

A dengue é diagnosticada por meio de sintomas clínicos, exames laboratoriais (sorologia) e Prova do Laço (caso de suspeita), que se trata de um exame rápido realizado para avaliar o quadro clínico e se existe a possibilidade de a doença se tornar hemorrágica, o tipo mais perigoso da doença.


Qual é o tratamento?

Não existe um tratamento específico para a dengue. As recomendações básicas são tomar bastante líquido para a hidratação e utilizar remédios para combater a febre e a dor. Mesmo se coincidir os sintomas com os descritos acima, é de extrema importância procurar atendimento médico e não realizar automedicação. 

Outro ponto importante é não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.) e anti-inflamatórios (Diclofenaco, Voltaren, etc.), pois eles são naturalmente anticoagulantes, o que aumenta a chance de uma hemorragia.


Como é a prevenção?

Para a prevenção da dengue não existe nenhuma vacina que combate a doença. Por conta disso, é importante ficar atento a limpeza dos locais (casas, etc), utilizar roupas mais fechadas, utilizar repelentes e inseticidas, mosquiteiros e por último, mas não menos importante, evitar deixar água parada em residências, vasos, pneus, o que contribui para a proliferação do Aedes. Fique atento e previna-se contra a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados