Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Porque o fertilizante é importante para a agricultura


Muita gente ainda não percebeu que somos o que comemos. Para uma grande maioria persiste a ideia de que a fonte de alimentos do nosso dia-a-dia tem origem nos supermercados, padarias e açougues. Mas qual a origem do trigo para o preparo do pão? Qual a origem do arroz e feijão da base de nossas refeições? E o café e o leite do nosso café da manhã? Qual a origem de tudo isso? Será que eles aparecem na prateleira dos supermercados em um passe de mágica? A resposta é NÃO!!! Tudo isso é cultivado em propriedades rurais. E um dos ingredientes fundamentais para essa produção é o fertilizante. Os produtores rurais dependem dos fertilizantes para aumentar a produção e manter as culturas sadias.

É importante entender que os alimentos cultivados nas propriedades agrícolas dependem dos fertilizantes para seu desenvolvimento, podendo ser os fertilizantes orgânicos, mas normalmente são aplicados os fertilizantes minerais. Isto pode assustar algumas pessoas, mas é o fertilizante mineral que permite fornecer os nutrientes para as plantas de forma mais assimilável, rápida e balanceada, o que é muito importante para a produção de alimentos com teores nutricionais adequados para a nossa saúde e bem-estar.

Não é só nossa saúde que está em jogo, mas também o nosso ambiente. O uso correto dos fertilizantes irá favorecer o bom aproveitamento pelas plantas, reduzindo a poluição ambiental. Estamos pensando em preservação não só do solo, mas da água e doa ar. Além disso, com o uso de fertilizantes, haverá maior rendimento de produção por área, evitando que sejam abertas novas áreas para a agricultura, reduzindo, assim, a derruba de florestas.  

O uso de fertilizante é mais importante do que a maioria das pessoas poderia imaginar. Então, o fertilizante é o caminho para cuidarmos da nossa saúde, através de alimentos saudáveis e nutricionalmente balanceados, mas com respeito ao nosso ambiente.




Valter Casarin - engenheiro agrônomo da iniciativa Nutrientes para a Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados