Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

METAS DE ANO NOVO: CONHEÇA OS EXAMES QUE AJUDAM A DEIXAR SUA SAÚDE EM DIA


O primeiro mês do ano é um ótimo período para mudar hábitos e aderir a um estilo de vida mais saudável


O mês de janeiro costuma ser um período em que as pessoas aproveitam para fazer suas resoluções de Ano Novo. Em geral, elas assumem compromissos que foram negligenciados no ano anterior. Um ponto bastante comum dessa lista e que costuma ficar de lado durante a correria do dia a dia é o cuidado com a saúde que vai além do parar de fumar, comer melhor e ir à academia.

Para muitos é um desafio conseguir manter uma rotina saudável, especialmente durante o período de férias, quando as refeições ficam desreguladas e os pratos são bastante calóricos e, geralmente, acompanhados de bebidas alcóolicas. Por isso, é comum que as pessoas cometam alguns exageros durante o período. Por isso, o passo inicial para uma vida mais saudável é conhecer o funcionamento do organismo.

Nem sempre os descuidos com a saúde dão sinais clínicos imediatos. Algumas alterações permanecem silenciosas por um bom tempo. Na solução deste dilema os exames laboratoriais ajudam, pois podem sofrer alterações em período mais curto. Deste modo, fazer um check-up é o primeiro passo para entender os problemas e selecionar as mudanças para colocar em prática.

Afinal, os exames laboratoriais são responsáveis por até 80% das decisões médicas e, por isso, tem papel fundamental nos cuidados de saúde, sejam preventivos ou não”, afirma dr. Odilon Denardin, médico endocrinologista do Labi Exames. “E devem ser realizados com a frequência determinada por especialistas e médicos, ou sempre que houver algum incômodo ou desconfiança por parte do paciente”, diz o especialista.

No Labi Exames o custo dos exames também é um ponto positivo, pois, em geral, são baratos, rápidos e práticos, e, por meio deles, é possível obter informações de inúmeras disfunções. Aproveitando a oportunidade de acesso aos exames de qualidade, mesmo que a pessoa não possua um convênio médico, é possível investir pouco, para fazer uma avaliação mais profunda do funcionamento do corpo.

CONHEÇA OS EXAMES, TESTES E CHECK-UPS MAIS INDICADOS

Tudo depende do estilo de vida de cada pessoa, mas existem algumas análises que são padrões e importantes de serem feitas periodicamente:

·         Diabetes: cerca de 12 milhões de brasileiros são diabéticos e não sabem. Dessa forma, esse exame é muito importante, pois auxilia no diagnóstico da doença a partir da análise dos resultados dos exames de metabolismo do açúcar (Glicose e Hemoglobina Glicada Fração A1c) e de avaliação do rim (Urina tipo I).

·         Teste de DSTs: o combate às doenças sexualmente transmissíveis é uma missão difícil. Isso porque muitas pessoas não têm o hábito de usar preservativos, não sabem que são portadoras de doenças ou mesmo se sentem constrangidas em procurar ajuda médica. Além do uso de preservativos, o tratamento dos portadores constitui um passo importante para quebrar a cadeia de transmissão das doenças. Por isso, os exames devem ser realizados periodicamente por pessoas com vida sexual ativa, que querem proteger a própria saúde e a dos parceiros. Os exames são ainda mais importantes em pessoas que têm relações sem preservativo ou em casos em que ocorram acidentes, como o rompimento dele.

·         Colesterol: quando o colesterol está aumentado no sangue, ele forma placas de gordura que podem entupir os vasos sanguíneos. Por isso, é recomendado dosar o colesterol com frequência. Os exames de colesterol devem ser feitos a partir de 35 anos nos homens e a partir dos 45 nas mulheres. Se a pessoa tem diabetes, parentes com colesterol alto ou já teve entupimento de vasos, a dosagem deve começar aos 20 anos.

·         Glicose: esse exame serve para fazer o diagnóstico de doenças com glicose alta (diabetes) ou baixa (hipoglicemia). Como o diabetes pode ficar muito tempo sem sintomas, é recomendado que, acima de 45 anos, esse exame seja feito a cada três anos. Se você está acima do peso, não pratica atividades físicas, tem pressão alta, colesterol alto ou algum parente com a doença, o seu risco de ter diabetes é maior. Em pessoas com diabetes, esse exame é usado com a hemoglobina glicada para acompanhar o tratamento.

·         PSA livre: esse exame é importante em pacientes que têm PSA total maior que
2,5 ng/mL, pois ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.
·         Hemograma completo: o hemograma é um bom exame inicial quando há suspeita de anemia, infecções e sangramentos. Além disso, ele deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano em pacientes com doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doença dos rins. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.

·         Check-ups para pessoas com até 45 anos: metabolismo das gorduras e do açúcar no sangue, avaliação do rim, do fígado e da tireoide, além de análise de hemograma e de proteína C reativa. Compre agora mesmo pelo site, pelo app ou diretamente em nossas unidades, sem precisar de um pedido médico.
·         Check-ups para homens e mulheres com mais de 45 anos: Esse é um período da vida que requer mais cuidados com a saúde. Por isso, um check-up mais completo é ideal para manter a saúde e o bem-estar desses públicos em dia, através da medição do equilíbrio dos principais hormônios do seu corpo, que pode incluir avaliação do metabolismo das gorduras e do açúcar no sangue, avaliação do rim, do fígado e da tireoide, além de análise de hemograma e de proteína C reativa.



Labi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados