Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Em comemoração aos 466 anos da cidade, Prefeitura de SP realiza evento no Parque da Cantareira, zona norte




Programação conta com atividades culturais e show do grupo Fundo de Quintal


Em comemoração aos 466 anos da cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realiza no dia 26 de janeiro, a partir das 9h no Horto Florestal, zona norte, o evento de inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira. Integrando a programação de aniversário do município, a ação promove shows de artistas musicais renomados, atividades físicas, trilhas, e oficinas gratuitas para a comunidade.

Sendo a maior floresta urbana do mundo, com 65 mil hectares, o Parque da Cantareira é um território rico em diversidade ecológica e animal, sendo um dos principais cenários de atividades agroecológicas, como o plantio de mudas e compostagem. “Em 2018, criamos o Polo de Ecoturismo da Cantareira com o objetivo de desenvolver ações que fortaleçam o parque como destino turístico para os paulistanos e visitantes da cidade de São Paulo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Análise das vocações de cada região da cidade e ações de desenvolvimento territorial é um dos eixos da Secretaria, que atua de acordo com as potencialidades de cada distrito”, completa.

Pela manhã, a partir das 9h, será organizada a tradicional caminhada histórica do Horto Florestal. O trajeto terá como destaque a visita gratuita ao Museu Histórico Octávio Vecchi, detentor de um acervo em madeira rica em detalhes e réplicas de folhas e sementes de árvores. Em seguida, o evento segue com oficinas de massoterapia, realizadas pelo movimento Bengala Verde, apresentações de capoeira, além de oficinas de ecoturismo com os Escoteiros do Jaçanã. Atividades de gestão de resíduos sólidos e compostagem também farão parte do encontro, oferecidas pelo Instituto Akhanda.

O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, também participa do evento, oferecendo a oficina de gostos e hábitos sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e nutricional para crianças. Picolés naturais utilizando a poupa de frutas encontradas na mata atlântica, bem como a receita de sucos detox irão compor as atividades.


Apresentações culturais

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a programação do evento será iniciada à tarde, a partir das 13h, com música popular brasileira, danças tradicionais e apresentações de artistas locais, como a cantona Tereza Rocha e a poetisa Vânia Regina. O destaque vai para o grupo de samba Fundo de Quintal, formado no final dos anos 70, sendo uma das principais referências do subgênero pagode. 

"Estamos promovendo uma ampla e incisiva ocupação cultural por toda a cidade. É preciso valorizar os artistas locais, o multiculturalismo e a memória afetiva que conecta a população ao seu território. A partir desses movimentos, as pessoas tendem a cuidar melhor da sua cidade, encontrar mais facilmente opções de lazer nas ruas e se relacionar melhor umas com as outras. Ações integradas como esta mostram como a força da arte, da cultura, do esporte e do desenvolvimento econômico criam um sentimento de pertencimento de toda a população com a nossa cidade”, explica o secretário Municipal de Cultura, Alexandre Youssef


Artesanato e food-trucks

Buscando fortalecer a economia local, o Sebrae SP – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas convidou artesãos da região para exposição e venda de produtos.  Food trucks e barracas de alimentação também estarão presentes atendendo o público durante todo o evento, oferecendo lanches e salgados.


Confira a programação completa dos shows:

11h – 11h40: Apresentação do Coral Indígena do Jaçanã
12h – 12h40: Apresentação da cantora Teresa Rocha
13h – 13h40: Apresentação do cantor Maurício Pinto
14h – 14h40: Apresentação da cantora Vânia Regina
16h – 18h: Apresentação do Grupo Fundo de Quintal
A DJ Suzy Seven agita o palco principal durante os intervalos das atrações.



Serviço

Inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira
Quando: 26 de janeiro – domingo
Horário: 9h às 18h
Local: Horto Florestal – Parque da Cantareira
Endereço:R. do Horto, 931 - Horto Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados