Além
das belezas naturais, o Brasil é reconhecido por ser um país acolhedor para os
estrangeiros. Em 2015, o Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), informou que 95,1% dos cidadãos do
exterior voltariam para as terras brasileiras. Na época, Belo Horizonte foi a
cidade com maior destaque durante a avaliação.
Avançando
para 2017, os dados são ainda mais positivos no que diz respeito à aprovação
dos estrangeiros acerca da hospitalidade brasileira. No ano, 98,1% dos
viajantes estiveram satisfeitos com a recepção do nosso país, maior percentual
registrado nos últimos cinco anos.
Nota-se
que a hospitalidade é um conceito fundamental para ser aplicado no ramo do
Turismo, levando em consideração que há o envolvimento geral do setor -
principalmente hoteleiro e gastronômico - dentro da demanda dos estrangeiros na
rede de serviços. Em virtude desse fato, o Dia da Hospitalidade, celebrado no
dia 29 de janeiro, é um ponto importante para discutir o porquê de investir
neste meio dentro do segmento.
Para
otimizar cada vez mais a experiência dos estrangeiros (e aperfeiçoar os conceitos
de hospitalidade turística), é preciso apostar, por exemplo, no treinamento da
equipe para melhorar o atendimento dos funcionários. Recomenda-se também manter
o ambiente organizado, bem decorado e confortável, de forma que o viajante se
sinta acolhido pelo espaço.
No
ano passado, o Ministério do Turismo divulgou a pesquisa regional de
hospitalidade no país. De acordo com os dados passados pelo órgão, o Mato
Grosso do Sul chamou atenção com o percentual quase totalitário: 99,6% dos
visitantes consideraram o estado hospitaleiro.
Seguindo
a alta na votação, o Sul se destacou apresentando Santa Catarina (99,2%), Rio
Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%) como os estados mais bem avaliados do
país. Já com 98,4%,
os estados de São Paulo e do Rio Grande do Norte também fazem parte das regiões
mais receptivas para os estrangeiros.
A
intenção para 2020 é que todos os estados possam apresentar avaliações
positivas e enriquecedoras voltadas a hospitalidade do país. Para isso,
trabalhamos com diferentes tipos de investimentos no setor para aumentar o
fluxo de turistas e atrair novos olhares para as nossas riquezas nacionais.
Alexandre
Sampaio - Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
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