Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Cuidados com a alimentação são essenciais para uma boca saudável


Erosões dentais e irritações nas mucosas podem ser evitadas com um cardápio balanceado


A correria da vida moderna e uma alimentação desregrada já são velhos inimigos para uma vida saudável. No âmbito da saúde bucal, colaboram para essa condição a ingestão de alimentos ácidos e industrializados - os principais agentes de erosões dentais e outras doenças bucais. 

A erosão dental (ou biocorrosão) pode ser compreendida como a dissolução do esmalte dental, causando alteração da coloração do dente e hipersensibilidade ao frio. Bebidas alcoólicas ou escuras, como café e alguns refrigerantes, assim como carboidratos, são alguns dos alimentos que podem causar essas complicações se ingeridos excessivamente. Isso, associado à escovação intensa com escovas de cerdas duras, pode agravar ainda mais o problema pelo aumento da fricção do ácido com os dentes. 

Camillo Anauate Netto, conselheiro suplente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), aponta bebidas como vodca e vinhos como coadjuvantes do problema. Pelo pH ácido e alto teor alcoólico, a ingestão exagerada inibe a salivação, intensificando os processos ácidos que induzem a biocorrosão. Além do desgaste, o álcool também é responsável por outras doenças bucais. 

“O álcool pode irritar as mucosas da boca. Seu consumo abusivo pode causar alterações celulares nestes tecidos moles bucais e aumentar a predisposição a doenças cancerizáveis na boca e garganta”, explica. 

Frutas ácidas, como kiwi, limão, laranja, também podem causar erosão dental. “Quando se morde ou se chupa uma fruta cítrica aumentamos o seu poder de corrosão da estrutura dental por conta da fricção mecânica contra os dentes. Sucos dessas frutas também podem prejudicar, a dica é tomá-los com canudo (biodegradável) para minimizar o contato com os dentes”, explica o especialista. 

Café e carboidratos

O café, um favorito dos brasileiros, é outra bebida que pode prejudicar o nosso sorriso. Segundo o especialista, o líquido tem poder corante das estruturas dentais quando consumido com muita frequência. “O café pode pigmentar as estruturas dentais e restaurações de resina. Porém estes pigmentos normalmente são removidos com uma profilaxia profissional”, comenta Netto.  

Já alimentos ricos em carboidratos contribuem para problemas como cáries e degradação do esmalte e dentina. “Carboidratos fermentáveis também produzem ácidos e podem prejudicar quando a higienização dental não é realizada com eficácia e frequência recomendadas”, diz Netto.

Cuidados com a higiene bucal podem prevenir a maioria dos problemas bucais, principalmente os provenientes da alimentação. Para evitar a erosão dental, o cirurgião-dentista recomenda que a escovação seja realizada cerca de 20 a 30 minutos após a refeição, período necessário para que o teor ácido bucal se estabilize. 

Primeiros dentes
A partir do irrompimento dos primeiros dentes da criança, é importante que cuidados com a saúde bucal entrem na rotina da família. Lara Motta, cirurgiã-dentista integrante da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROSP indica que alimentos com consistências diferentes sejam introduzidos no cardápio do pequeno gradativamente. 

“As frutas e legumes, além dos nutrientes, também colaboram com o desenvolvimento da mastigação, quando oferecidos em pedacinhos, para exercitar os músculos mastigatórios e estimular as papilas gustativas com a variedade de alimentos”, explica a profissional. 

Frutas e verduras frescas são as principais fontes de fibra na alimentação. Esses alimentos aumentam a salivação, que funciona como uma defesa natural contra cáries por limpar os restos de comida e neutralizar os ácidos que atacam os dentes. Pera, cenoura, maçã e o aipo, por exemplo, também ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes e a refrescar o hálito. 

Uma atenção especial à alimentação dos filhos também é importante para evitar lesões de cáries e acúmulo de placa. “Os alimentos ultraprocessados e industrializados devem ser evitados. Além da composição nutricional, a consistência pegajosa e a presença de açúcar prejudicam o bom desenvolvimento da dentição”, comenta Lara.

Ainda em relação á alimentos açucarados, a cirurgiã-dentista aconselha que o açúcar só deva ser oferecido à criança após os dois anos de idade, se baseando em um consenso da comunidade pediátrica e odontopediátrica sobre os cuidados nos mil primeiros dias da criança (período gestacional, primeiro e segundo ano de idade). 

Troca da dentição
Na época da troca dos dentes de leite pelos permanentes, a higiene bucal merece atenção especial. De acordo com a profissional, o primeiro molar permanente irrompe sem que um dente de leite antecessor tenha caído. Por isso, muitas vezes os responsáveis não sabem que já é permanente, aumentando a importância de uma boa higiene bucal. 

Em todo o caso, para garantir a manutenção da saúde bucal, após a erupção do primeiro dente, aliada à dieta saudável deve-se estabelecer o hábito regular da higiene bucal, com escovação, fio dental e pasta de dentes com flúor.



CROSP –Conselho Regional de Odontologia de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados