Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Carne vegetal é a nova moda no mercado brasileiro

Adicionar legenda


Conheça essa nova tendência para quem é ou deseja se tornar vegano


A cada dia que passa conhecemos alguém que se tornou vegano. Com essa alta, o mercado está crescendo vertiginosamente e todo dia existe um novo produto para esse segmento. Quem pratica o veganismo tem um estilo de vida que exclui por completo qualquer tipo de produto de origem animal. Porém, muitas pessoas têm interesse em conhecer novos alimentos, e a carne vegetal promete ser a nova febre do mercado.

Você deve estar pensando: “se a pessoa é vegana, ela não quer comer carne”. Mas existem motivos para abdicar desse alimento, como defesa da vida, preservação do meio ambiente, busca por uma vida mais saudável, religião, entre outros. Por essas razões, o mercado a cada dia inova com muitos produtos.

A Marfrig, fornecedora brasileira de carne bovina, juntamente com a americana ADM, começou a produzir e comercializar hambúrgueres veganos no Brasil. O alimento é feito de soja, e as primeiras unidades já foram comercializadas no ano passado e fazem muito sucesso. O mercado está em expansão, tanto que, em entrevista à revista Época, Marcos Leta, fundador da Fazenda Futuro, disse que estão chegando novidades para a mesa dos veganos e vegetarianos também. "Vamos lançar almôndegas, além da primeira carne moída à base de plantas para o molho bolonhesa do Spoleto. Isso vai primeiro para o varejo e, em seguida, para os restaurantes", diz.


Pesquisas

De acordo com pesquisa do Ibope, realizada no ano de 2018, 14% dos brasileiros são vegetarianos. Nas regiões de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 16%. O índice está com uma progressão de 75% em relação a 2012, quando somente 8% se consideraram vegetarianos.


Fast food

As grandes redes de fast food já aderiram às novas tendências do mercado. Por exemplo, o McDonalds também inseriu no menu opções para vegetarianos: os sanduíches McVeggie e Duplo Veggie, compostos por queijo coalho empanado. E o Burger King, que foi o primeiro, tem um hamburguer vegano, que é feito à base de batata, shimeji, shitake e recheio de queijo derretido.

Suplementos

Há muitas dúvidas sobre as pessoas que não ingerem nenhum tipo de carne, mas é importante saber que não existe risco de saúde, desde que consultem médicos regularmente e façam uso de suplementos para repor os nutrientes que não são consumidos com a dieta à base de vegetais. 

E quem confirma isso é a nutricionista Cristiane Perroni. “Se for balanceada adequadamente, a dieta vegetariana não traz riscos à saúde. A proposta é maior variedade alimentar, prato colorido e com os diversos grupos alimentares. Dietas vegetarianas restritivas, monótonas ou desequilibradas podem acarretar deficiências nutricionais com relação ao ferro, vitamina B12 e proteínas. Indivíduos vegetarianos estritos e veganos podem precisar de suplementos com base na vitamina B12”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados