Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A menstruação pode ser afetada durante as férias


Saiba como cuidar do corpo e evitar alterações neste período


Para muitas mulheres, férias e menstruação é uma combinação não muito agradável, devido ao incômodo que podem sentir com o fluxo e sintomas da TPM, como sensibilidade, dor, irritação e indisposição. No entanto, é importante que a menstruação ocorra dentro da normalidade, para evitar alterações hormonais que interferem no estado de saúde da mulher.

Dr. Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra, especialista em endometriose, explica que “o ciclo menstrual é muito sensível e pode ser afetado por fatores externos, como temperatura, altitude, mudança na rotina, além de fatores emocionais, como estresse e depressão”.  

Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), uma pesquisa com 556 pessoas revelou que 12% se sentem estressadas com a aproximação das férias. Para as mulheres, o quadro se agrava, pois, ainda de acordo com a entidade, elas usam o período para colocar em dia as tarefas que não realizaram no restante do ano. 

Além do fator estresse, para resolver todas as tarefas e compromissos, pode ser que também haja privação de sono, mudança em seus hábitos diários, dieta, exercícios e viagem com mudança de altitude e por consequência da rotina. Algumas mulheres, quando em regiões montanhosas, têm seu fluxo com maior intensidade, mais cólica e, também, pode atrasar ou vir adiantado.

“É importante o autoconhecimento do corpo, para prevenir um desequilíbrio ou identificar rapidamente o problema e agir, uma vez que a alteração hormonal não apenas desregula a menstruação, mas pode impactar na fertilidade, peso, libido, entre outros fatores”, ressalta Dr. Marcos.


Como se prevenir

Mantenha a mente calma: conheça os seus limites e seja sincera consigo sobre o que pode fazer e o que é excessivo. Dessa forma, dividir as tarefas com alguém de confiança é importante.

Procure manter sua rotina: mesmo nas férias, é possível sustentar o equilíbrio da alimentação e hábitos do seu dia a dia, como horário para as refeições e cuidados básicos com a saúde, como beber água, dormir e até ir ao banheiro.

Pratique exercícios regularmente: além de colaborar para que o cérebro descarregue hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, como serotonina e dopamina, atividades físicas aliviam dores do período menstrual. É indicado, inclusive, para que sofre com as dores da endometriose. Portanto, vale separar 30 minutos por dia, mesmo nas férias, nem que seja para uma caminhada.






Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista e Obstetra – Especialista em Endometriose e Vídeoendoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia). Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeoendoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É Médico Responsável na Clínica Ginelife. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e membro da Sociedade Brasileira de Endometriose. Instagram: @dr.marcostcher 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados