Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Síndrome do Final do Ano: como não cair nela?


 A psicóloga e coach Rosangela Sampaio dá dicas de como driblar o estresse gerado pelos diversos compromissos dessa época


Ansiedade, angústia, alterações de humor, insônia ou sono em excesso, dores musculares constantes e fadiga são alguns dos sintomas que sinalizam que você pode sofrer do que chamamos de Síndrome do Final de Ano.

A agenda de compromissos começa a lotar, as lojas estão sempre cheias, o trânsito tende a piorar, a obrigatoriedade por presentes, afinal, aprendemos que é tempo de presentear as pessoas que amamos, e o momento de fazer um balanço das conquistas estabelecidas para o decorrer do ano, chegam e mais uma vez. Porém, às vezes muitos dos planos estabelecidos no início do ano ainda não saíram do papel.

Por causa disso, entramos em um ciclo de estresse e perdemos de vista os nossos objetivos. A sensação de fracasso toma conta e a tendência é lidar com a frustração, reproduzindo “mais do mesmo” comportamento.

Apesar de parecer difícil para o paciente se livrar do ciclo de estresse que está acometido, a psicoterapia tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento. É comum receber no meu consultório pessoas com altos níveis de estresse nessa época do ano, então, no processo terapêutico o paciente é convidado a contestar as suas crenças errôneas, aprender a resolução de problemas e como melhoram o gerenciamento do seu tempo, controlando melhor suas ações e aprendendo a escolher comportamentos mais adequados para as situações desafiadoras do dia-a-dia.

Seja generoso com você: cuide-se!


Como evitar o estresse nessa época?

Mas há algumas dicas para evitar a Síndrome do Final de Ano:

- Adiante tarefas para não gerar acúmulos;

- Delegue atividades que podem ser executadas por outras pessoas;

- Diga não para compromissos que você não pode dar conta;

- Desafie suas crenças limitantes; 

- Tire um tempo para você.


A seguir compartilho um questionário que desenvolvi para ajudar você a identificar se está sofrendo com a Síndrome do Final de Ano.

1 – Altero meu humor constantemente.
a)   Concordo
b)   Discordo


2 – Estou sempre ou quase sempre agitado/estressado.
a)   Concordo
b)   Discordo


3 – Estou sempre ou quase sempre com dores musculares e/ou fadiga.
a)   Concordo
b)   Discordo


4 – Ando com dificuldades para cumprir a minha rotina.
a)   Concordo
b)   Discordo


5 – Tenho dificuldade em dizer não, assumo mais compromissos do que posso dar conta.
a)   Concordo
b)   Discordo


6 – Constantemente estou com insônia ou dormindo demais.
a)   Concordo
b)   Discordo


7 – Ano com dificuldades em minhas atividades laborais e alguns lapsos de memória.
a)   Concordo
b)   Discordo


8 – Ando consumido bebidas alcoólicas e/ou me alimentando em excesso.
a)   Concordo
b)   Discordo


9 – A minha autoestima e a minha autoconfiança estão abaladas.
a)   Concordo
b)   Discordo


10 – Não consigo identificar as minhas motivações, identificar valores e objetivos próprios.
a)   Concordo
b)   Discordo


Nenhuma resposta “A”: não possui sintomas da síndrome.

De 1 a 3 respostas “A”: exibe um ou outro comportamento da síndrome. Você precisa avaliar, checar hábitos e atitudes que podem gerar resultados negativos.

De 4 a 6 respostas “A”: apresenta uma boa parte dos sintomas da síndrome. Se a sensação angustiante se manifestar com frequência, cogite procurar um acompanhamento.

De 7 a 10 respostas “A”: possui a maioria dos sintomas da síndrome. Você cultiva hábitos prejudiciais para o seu desempenho. Está na hora de buscar auxílio profissional.





Rosangela Sampaio – Psicóloga e Coach
Tel.: (11) 96345-1778



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados