Pesquisar no Blog

domingo, 24 de novembro de 2019

SAIBA A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA TERCEIRA IDADE


Especialista dá dicas que favorecem a saúde mental e física dos idosos

 
De fato as relações sociais são importantes em qualquer época da vida. No entanto, na terceira idade, essa relação pode influenciar diretamente no estado mental e físico do idoso, podendo ser um fator negativo ou positivo para sua qualidade de vida. Muitas pessoas experimentam a depressão e a solidão na velhice. “Isso é consequência da falta de laços familiares e até de amizades, resultando no isolamento social por parte do próprio idoso”, explica Jullyanne Marques, gerontóloga e gestora da Onix Gestão  do Cuidado.

A saúde neurológica dos idosos necessita de uma atenção redobrada, porque além de tudo, o envelhecimento também está associado a algumas doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, e, sem dúvidas, ficar em casa sem convívio social e rede de apoio pode acabar estimulando o isolamento social do idosos. A gerontóloga Jullyanne Marques, alerta “é importante que os membros da família observem se o idoso está menos participativo, e não considerem isso um fator comum da velhice e do envelhecimento”.

Segundo a gerontóloga, atividades em conjunto que estimulem a atenção e a memória, podem ser ótimas opções para o entrosamento e convívio social do idoso, como por exemplo, jogos de baralho, xadrez, dominó, saídas para parques, teatros, restaurantes, tais atividades podem promover qualidade de vida e são espaços para fortalecer a intergeracionalidade.


FÉRIAS NA TERCEIRA IDADE

Aproveitando que estamos chegando em época de férias, a dica também é sobre viagens. Conhecer culturas diferentes e paisagens pelo mundo é uma ótima forma de aproveitar a aposentadoria e de reavivar lembranças. Porém, existem detalhes e cuidados específicos para esse público, que tornam a viagem mais segura e com maior qualidade.

“Dentre as dicas, podemos citar viagens em grupo, que cabem perfeitamente na questão da vida social, roteiros com ritmos mais tranquilos, escolha certa dos lugares (para idosos, a Europa entra como ótima opção, já que traz bastante história e arte antiga), contratar um guia turístico, não esquecer de fazer um check-list de medicamentos de rotina e também que podem ser necessários e a escolha de um meio de transporte adequado e seguro”, finaliza Jullyanne.

 

 
JULLYANE MARQUES - Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Extensão em Gerontologia Social pela PUC. Atualmente cursando MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde pela FGV. Tem sua linha de pesquisa voltada para área da Assistência domiciliar, Gerontologia e Cuidadores de idosos. Atua há 8 anos na gestão de cuidadores e na assistência domiciliar. CEO da empresa Onix Gestão do Cuidado ao Idoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados