Estudos neurocientíficos
apontam que aos 6 anos a criança já pode ser alfabetizada, mas o
processo se inicia aos 2 anos de idade
Quando
uma criança está prestes a ser matriculada em uma escola, o mais comum entre os
pais é se preocupar com a questão da alfabetização. Pesquisas neurocientíficas
apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo
sistemático de alfabetização, no entanto, o caminho utilizado para alfabetizar
pode ser iniciado bem antes, aos 2 anos de idade.
Já
aos dois anos de idade, a criança pode ser estimulada com cores, sons,
letrinhas, trabalho da coordenação motora e outras ferramentas, de forma
lúdica. Esse exercício constante é realizado para abrir uma janela no sistema
cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação do que é ensinado.
É
importante promover a etapa da estimulação lúdica para preparar melhor a
criança ao contato com a leitura e a escrita de forma mais efetiva e
complexa, por volta dos 6 anos, e se efetivando no 2º ano do Ensino
Fundamental, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a
coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Champagnat,
Teresa Cristina Citelli. “É a partir dessa idade que as sílabas mais complexas
e as dificuldades de ortografia podem ser trabalhadas com mais ênfase,
aumentando o repertório da criança”, explica.
Alfabetizar
significa ensinar a criança a codificar e decodificar o código da língua
escrita. Portanto, ela irá aprender as características da tecnologia da
escrita, que inclui letras, números e acentuação, e a maneira como ela é
estruturada. No processo de alfabetização, por exemplo, mostram-se de que forma
as sílabas se juntam para formar palavras, e assim por diante até a construção
de um texto. Isto é, a alfabetização é o resultado do processo gradativo
da construção e desenvolvimento da oralidade e escrita passando também pela
coordenação motora.
Colégio
Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário