Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O fundo do poço não é o fim


Ei, levanta essa cabeça, por acaso você aí está no fundo do poço? Você perdeu tudo? Não tem mais amigos, família, dinheiro. Todos se afastaram de você? O seu telefone toca minuto a minuto com empresas de cobranças? Os gerentes dos bancos onde sua conta movimentava milhões, não te atendem mais?

Não entra mais na sua conta bancária para ver o saldo?  Gerentes te ligam, ameaçam o tempo todo, diminuíram seus limites do cheque especial e cartões de crédito foram cortados? Pessoas fazem de conta que não te conhecem, não lembram mais de você? A maioria de ignora?

Seus amigos não te chamam mais pro churrasco e nem pra balada? Pediu dinheiro emprestado, e agora está com vergonha, porque todos sabem que você está quebrado!  Infelizmente, conheço bem essa história. Mas trago uma boa notícia, é possível virar esse jogo e eu vou te dar algumas dicas de como isso é possível.

Hoje, eu tenho 43 anos. Minha terceira falência fez com que eu voltasse para a humilde e velha casa da família em Itaquera, onde mora minha mãe, talvez a casa mais feinha da rua sem pintura a pelo menos há uns 30 anos sem reparo. E foram três vezes passando por essa experiencia. Isso mesmo, três falências.

O ano era 1990, quando decidi abandonar o desejo de ser um jogador de futebol por ouvir toda minha vida que jogar bola era coisa de vagabundo. Todas às vezes que eu fugia para fazer as peneiras, ficava com a consciência pesada porque mentia para a minha família, dizendo que iria procurar emprego enquanto a verdade era outra.

Mas desisti do esporte, e consegui meu primeiro, emprego pode até parecer mentira, mas foi em 1 de abril na Protran Engenharia. Confesso que até hoje sinto falta daquele lugar, porque para mim foi a melhor experiencia que eu tive, desde o dia em que sai da minha casa disposta a lutar pelos meus sonhos. Foram três anos de muita amizade, aprendizado. Após essa etapa, estagiei em uma fábrica de tintas.

Fiquei um tempo desempregado empreendendo em vários negócios, logo me empreguei nas Cias. Reunidas Skol Caracu S/A, depois Cia. Cervejaria Brahma que na sequência, se tornaria a promissora e poderosa AmBev.

Dei meus primeiros passos como empreendedor, logo após a minha saída da Ambev. Fiz um investimento em uma famosa banda que me consumiu aproximadamente R$ 150.000,00 e deixou pelo menos mais R$ 150.000,00 em dividas a 15 anos atrás.

Alguns meses depois fui convidado para ser sócio de uma pequena casa de Shows em Itaquera, que já teve a famosa “Cervejaria Santa Fé”, palco de grandes nomes da música como Reinaldo, Arlindo Cruz e Sombrinha, Bezerra da Silva, Dudu Nobre e outros nomes de destaque do cenário artístico. Mas, infelizmente, meses depois veio a falir consolidando mais um fracasso para minha coleção.

Na sequência um bico, fiquei aproximadamente quatro meses distribuindo panfletos. Até então, era considerado um profissional gabaritado, experiente, admirado por todos. “Ex - Químico da Brahma” era o meu pseudônimo na época.
Então em abril de 2004 nasce a AT&D Technologies, os negócios foram crescendo na medida em que o dinheiro entrava eu já não era mais um vendedor passei a ser um empresário de sucesso muito próspero e abençoado.

No ano de 2012 resolvi dar um salto maior, como na época da BG (Boquinha da Garrafa). Mas o negócio deu errado e eu perdi todo meu dinheiro e as linhas de crédito das empresas, algo em torno de R$ 2 milhões de reais, o que foi o ápice do meu endividamento.  Perdi tudo, cansado e sem perspectiva, tentei o suicídio por várias vezes até que “uma voz” me disse que eu tinha um filho que muito me admirava, e eu estrava construindo mais um suicida que não saberia lidar com a derrota, conheceu o pai próspero e na falência o pai se suicidou.

É essa história que quer que seu filho conte no futuro?

O suicídio não resolveria meu problema.

A primeira ideia que eu tive foi pedir ajuda, fiz a famosa “lista dos 10”, dez potenciais pessoas que poderiam me ajudar financeiramente para que eu não perdesse tudo de vez.

O primeiro da lista eu pedi segredo, e ele contou para todo mundo que além de falido havia ido a empresa dele pedir dinheiro emprestado em pouco tempo todos inclusive para parte da mídia, que era o que eu mais temia, ficara sabendo da minha falência.

E o tempo todo eu me perguntava do motivo de falir três vezes. Eu ganhei dinheiro três vezes e perdi tudo, as três vezes.

Sempre muito bem articulado e bem visto no show business, consegui fazer uma venda que resultou em calar a boca e exterminar da minha vida alguns “demônios”.

Passados alguns anos, eu estava com as contas mais equilibradas. Era uma questão de tempo para me recompor e, fazendo pequenos negócios, fui eliminando as dívidas, a dor da falência e aos poucos ia recuperando a autoconfiança e a autoestima, dizimadas pelo fracasso. Também começaram a dar sinal de vida e consequentemente os “amigos” voltaram para aquele falso tapinha nas costas.

“Eu sabia que você iria sair dessa”. Aqueles que faziam questão de espalhar pelos quatro cantos que eu era, pobre, bêbado, quebrado e falido.

Eu sabia ganhar dinheiro, mas não sabia o que fazer com ele, então a saída era começar a me educar financeiramente.  Passei por um longo processo, fiz cursos me entreguei para a leitura e mergulhei nesse universo financeiro e conheci muita gente foi onde em uma das muitas reuniões que frequentava, conheci o Roberto Cardassi que se tornou um mentor. Ele me mostrou o caminho das pedras, me ensinou tudo, com ele, tive acesso a grandes empresários, encontros onde falávamos de cifras jamais vistas, milhões e até negócios de bilhões de reais, eu me perguntava que mundo é esse.

Com ele eu tive acesso ao mercado financeiro, e passei a intermediar aportes empréstimos milionários.

Fui convidado para ser um bom cargo no novo negócio do Cardassi, mas eu precisava reerguer meu império, era uma questão de honra. Fiz diferente, lhe propus um outro negócio e montei um relatório minucioso e detalhado do que eu precisava para minha retomada triunfal no mundo corporativo. E deu certo.

Passei por uma sabatina de seis horas até receber o sim, o Cardassi aceitou minha proposta, me reergueu e com isso eu ganhei uma nova chance de me consolidar no mercado como um empreendedor, um empresário de sucesso, muito mais forte, e com conteúdo para poder palestrar, motivar e ajudar vidas a saírem dessa situação de falência e conquistar seus sonhos mais extraordinários.

Nesse dia eu dei “adeus” a minha terceira falência.

Vou deixar um conteúdo muito interessante, algumas atitudes que contribuíram para que eu desse a volta por cima e que me ajudaram a sair do fundo do poço.


1 – Fé, Ação e Atitude!

Eu me agarrei no poder da oração, eu falava com Deus o tempo todo. Pedia forças para sair do vício e recomeçar, ainda que muitos faziam questão de falar que eu estava quebrado, falido era muito duro ouvir isso todos os dias.  Por mais difícil que era, tive que buscar coragem para enfrentar todos esses infortúnios, passei a enxergar essas afrontas vindas de pessoas muito próximas a mim.

Ouça músicas que vão te fortalecer, siga nas redes sociais os vencedores, desfaça amizades que em nada agregam no seu dia a dia. Siga e seja amigo de pessoas do nível onde você quer chegar.

Com isso, você vai exterminar as crenças que te limitam e fazem de tudo para te jogar para baixo, o seu subconsciente vai passar a acreditar nisso e vai te levar a tão sonhada vitória.


2 – Foco

Eu só tinha uma alternativa, que era focar em algo que me trouxesse valor agregadamente alto, para que eu pudesse recomeçar minha vida renascendo das cinzas. Escreva uma nova história pra você, acredite nela e mãos à obra!


3 – Use as críticas, injurias, fofocas e humilhações a seu favor.

Quanto mais me criticavam e humilhavam, mais eu me dedicava. Muitas vezes, sentia as lágrimas escorrendo no meu rosto, porque parecia que tudo o que falavam sobre mim, andava em consonância com meus fracassos. Porém, eu passei a enxergar as palavras de maldição deles como bençãos e passei a fazer um comparativo com a história de vários empresários que passaram pelas mesmas coisas e deram a volta por cima.


4 - Seja rigorosamente disciplinado, haja com diligência, prometa e cumpra, não procrastine.

Olhe para seu objetivo sempre! Winston Churchill disse em uma de suas belíssimas frases:

“Você jamais chegará a seu destino se parar para atirar pedras em cães que latem”.

Portanto deixe esses cães sarnentos latirem a piores falácias a seu respeito e siga em frente!

“O problema não está no que falam de você e sim como você reage a tudo isso” Walt Disney”


5 – Leia, estude muito!

O hábito da leitura foi uma das ferramentas mais poderosas que adquiri nesses anos de deserto, eu nunca gostei de ler até o dia que li essas 2 maravilha que ganhei Cury: Seja líder de si mesmo e nunca desista dos seus sonhos. (Augusto Cury). Hoje eu leio pelo menos 3 livros mensalmente.


6– Cerque-se de pessoas excelentes:

Depois da frustrada experiencia da lista dos dez, percebi que por anos estava caminhando com pessoas tóxicas, personalidades que não me agregavam nada, muito pelo contrário, eu tenho uma frase que diz:

“Diga me com quem andas que direis onde vais chegar”

Você é a média dos cinco com quem mais convive se anda com cinco milionários será o sexto se anda com cinco fracassados será o sexto.

Faça escolhas.


7 – Tenha um mentor, inspire se em alguém que passou pelo que você está passando e deu a volta por cima.

Eu escolhi um mentor e passei a caminhar junto a ele. Sempre arrumava desculpas para reuniões, ligava às vezes para pedir orientações, pedia para visitar clientes com ele, pedia para que ele me ensinasse como me comportar diante de determinadas situações até que um dia ele pediu que eu fosse representa-lo em uma reunião que poderia gerar um negócio de milhões de reais.

Hoje, para mim, Roberto Cardassi, e eu vou contar um segredo eu sempre agendava reuniões com ele perto da hora do almoço, um convite para um almoço com o Cardassi é algo surreal, é certo que vais comer algo em algum lugar que jamais comera.

Ele é a minha maior referência, na sequência Jorge Paulo Lemamn, Abilio Diniz e Roberto Justus.

Veja alguns exemplos e histórias interessantes de pessoas que foram ao fundo do poço, e te pergunto o final da história de cada um deles. Donald Trump, Abílio Diniz, Coronel Senders, Steve Jobs, Walt Disney, Abraham Lincoln, e claro não podia faltar nessa lista: Julio de Campos

Os maiores vencedores do mundo um dia foram motivo de chacota, piadas, humilhações conheceram a falência, o fracasso e o fundo do poço, mas deram a volta por cima e voltaram muito mais fortes.


8 – Missão & Propósito

Ainda que tudo pareça estar indo na direção contrária ao seu objetivo, a suas metas pareçam cada vez mais distante, não recue. Continue fiel ao seu propósito, ambos têm de estar muito bem definidos, qual é sua missão nessa guerra: É matar? Ou morrer?

Tenha sua missão e seu propósito de vida definidos, mentalize suas metas, imagine se comemorando suas conquistas.


10 – O fundo do poço é o começo de uma nova história

É a oportunidade que a vida está lhe dando para dar a volta por cima, escrever uma nova história e quem sabe até ser a inspiração para muitos outros. Trata-se do começo de uma nova jornada. Agora, o fracasso virou vitória, a falência agora é prosperidade, a tristeza deu lugar a alegria e o fundo do poço se torna o podium, a morte deu lugar a vida a mágoa ao amor e a gratidão.

Vamos agora escrever esse mais novo capítulo na nossa nova história?
Campeão, Vencedor, Forte abraço!

O fundo do poço é o começo...






Julio de Campos - é representação genuína, verdadeira do Afro empreendedorismo. É empresário, copywriter, master coach e business coach.  Em 2017 fundou a Black Business of Community, um grupo constituído para fortalecer, fomentar, agregar valor, ao afro empreendedorismo. É cofundador da Afrobusiness Brasil, e agora quer compartilhar seus conhecimentos e dividi-los para que possa contribuir com o crescimento de pessoas e com os mais novatos, compartilhando suas centenas de experiências que a vida lhe impôs. O seu maior objetivo é ser um líder de excelência e impactar vidas, incentivando e motivando pessoas através de suas histórias de vitórias. Por meio de suas palestras, conta sobre as diversas vezes que precisou se superar, reergue-se e organizar uma nova construção de pensamentos aliados a ações, para realizar seus sonhos mais extraordinários. Julio carrega uma história brilhante de um afro empreendedor, de origem pobre que após diversos fracassos recomeçou sua vida vendendo cartões de visitas até se tornar um grande empresário. Para mais informações, acesse  https://www.facebook.com/juliocsdecampos ou pelo IG @juliodecampos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados