Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Novembro é mês do cuidado do homem com a sua saúde


As campanhas de conscientização promovidas para o câncer de próstata salvam vidas, mas a saúde masculina vai além disso


O mês de novembro já está atrelado ao azul e focado, principalmente, no combate ao câncer de próstata, segunda causa de morte[1] pela doença que mais mata os homens no País. Entretanto, os cuidados com a saúde masculina deveriam se estender para todo o corpo, visando sempre o bem-estar dele.

Há alguns tipos de cânceres que são mais comuns neles do que nelas. É o caso do câncer de rim de células claras – segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, a incidência estimada foi de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. E mais: 3.760 homens foram diagnosticados com a doença contra 2.510 mulheres no mesmo ano[2].

O câncer de rim é um tipo de carcinoma ainda subdiagnosticado, pois alguns dos principais sintomas são confundidos com dores abdominais e lombares, que podem camuflar a doença e, assim, demorar para detectar o tumor em estágio inicial. Nesta fase, o tratamento é menos invasivo e com menos efeitos colaterais, porém não é a realidade para os pacientes de câncer de rim que chegam em estágio avançado aos consultórios em 33% dos casos. 

Alguns fatores de risco são comuns para o crescimento de tumores, como o alto consumo de bebidas alcóolicas, sedentarismo e alimentação rica em gorduras ruins e ultra processadas, destacando-se o tabagismo como uma das principais causas do aparecimento do câncer de rim. No caso dos homens, que fumam mais do as mulheres[3], isso reflete diretamente no número maior de casos entre eles, seguido pela obesidade e hipertensão.

Mais curiosidades sobre a doença:

·         A incidência deste tipo de câncer é maior em homens acima dos 64 anos[2];

·         Não há exames de rastreamento eficazes, pois o tumor está localizado em uma região chamada de retroperitoneal, que dificulta o diagnóstico;

·         A doença é assintomática e somente 10% dos pacientes apresentam os sintomas mais comuns – sangue na urina e dor lombar;

·         Apesar de ser considerada uma doença ainda pouco incidente, os casos da doença aumentarão 22% até 2020[4];

·         Cálculos renais e consumo baixo de líquidos não causam câncer nos rins.
Aproveitando este mês de conscientização voltado para eles, além de fazer check ups anualmente com o urologista, é importante cuidar da saúde do coração, não fumar e manter o peso ideal de acordo com a estatura. Ir ao especialista uma vez por ano e fazer os exames de rotina são imprescindíveis para manter-se saudável. Além disso, incentivar os adolescentes a irem ao urologista e nefrologista desde o início da puberdade para acompanhar a mudança do seu corpo e saber cuidar dele. A prevenção salva vidas.




Sobre A BMS
A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar acesso a medicamentos inovadores que ajudem pacientes com doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite o site: https://www.bms.com/br.




Referências:

[1] INCA – Estatística de câncer
[2]  Instituto Oncoguia - Estatística para Câncer de Rim
[3] Dados e números de prevalência do tabagismo
[4]  European Association of Urology - Scientific & Policy Briefing on Kidney Cancer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados